Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 23 de julho de 2015, 20h16

Presidente da AMM se reúne com entidades para discutir municípios sustentáveis


O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, se reuniu com os representantes do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia-IPAM, Instituto Centro Vida-ICV, Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso-Anoreg e The Nature Conservancy_- TNC para discutir a implementação do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis. Cada entidade deverá contribuir com ideias e ações junto à AMM para viabilizar o programa.

Neurilan Fraga informou que desde que assumiu o comando da instituição, está fortalecendo as ações com foco no desenvolvimento econômico, dentro de um novo modelo de gestão. Ele frisou que criou a Coordenadoria de Desenvolvimento Regional, que vem realizando o trabalho com a participação dos municípios, com novas ações.

Segundo ele, há uma distância grande entre a agricultura familiar e o agronegócio e por isso é preciso criar mecanismos para ajudar os pequenos produtores. “Queremos agregar os municípios na questão ambiental, que é essencial através do Programa de Desenvolvimento Sustentável. Os gestores se preocupam muito com as áreas de Saúde Educação e Infraestrutura, mas devem priorizar também a questão ambiental”, alertou.

Na sua avaliação, cabe à AMM fazer o trabalho de conscientização dos prefeitos com relação ao desenvolvimento sustentável e estreitar as parcerias. Uma das metas agora é criar um programa de apoio sustentável e ajudar os municípios a elaborar políticas voltadas para esse setor.

Fraga disse ainda que muitos municípios estão sem estrutura e sem pessoas capacitadas para as ações. Ele defendeu que a AMM deve atuar junto ao Programa de Municípios Sustentáveis. “Vamos trabalhar para que os municípios que estão descobertos do Fundo Amazônia não fiquem de fora, pois aumentar a área sustentável é desafio. A AMM poderá ser a indutora nesse processo”, assegurou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114