Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 24 de julho de 2015, 08h07

Condições do Zoológico da UFMT e cuidados com os animais são adequados, diz Sema


Uma equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) visitou o Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na última quinta-feira (16). Foram percorridos todos os recintos dos animais e a conclusão dos técnicos é de que as condições desses espaços estão adequadas, bem como não há sinais de maus-tratos a quaisquer espécies. “Não foi identificada nenhuma irregularidade relacionada aos animais que se encontram no zoológico”, consta no relatório.

A vistoria foi acompanhada pela gerente do Zoo, professora Sandra Helena Ramiro Corrêa, médica veterinária com mestrado e doutorado em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses. Durante a visita ela informou que a alimentação é fornecida duas vezes por dia àqueles que têm essa necessidade, e uma vez aos que têm esse hábito.

A área administrativa, o almoxarifado, o ambulatório e a cozinha também estão dentro das exigências, de acordo com o relatório dos técnicos. Na cozinha são preparados os alimentos e, para conservá-los, é dotada de duas câmaras frias. O armazenamento de rações para as dietas diárias é feito em recipientes plásticos tampados, que ficam na cozinha. Ao lado da cozinha fica um depósito para armazenamento de ração, que também foi visitado. Quanto aos recintos acrescentaram que são boas as condições de higiene e da água.

Cuidados

No espaço destinado à quarentena, explica a professora Sandra Corrêa, há animais em tratamento e também alguns que precisam ficar separados devido a problemas de adaptação com os demais da mesma espécie.

Todos eles são acompanhados pela médica veterinária do Zoológico, Thais Morgado, que os monitora através de suas fichas de prescrição médica e que é responsável também pela elaboração e acompanhamento de suas planilhas alimentares. Uma vez adaptados e em alta clínica, são levados à convivência com os outros animais em seus recintos de origem. Dois animais – um jacaré e um veado - entre os internados, estão em tratamento devido aos ferimentos causados por agressão por outro individuo de mesma espécie em seus recintos.

Atualmente o Zoológico da UFMT abriga um plantel de 902 animais, de 66 espécies. De acordo com a gerente do Zoológico, o cuidado com eles é constante, sendo monitorados por um grupo de tratadores, assistência médico-veterinária e toda a estrutura de suporte diagnóstico do Hospital Veterinário da UFMT, além de todo o esforço do Instituto de Biociências, especialmente na pessoa de seu diretor, professor Marcos André de Carvalho, o que garante a integridade dos animais em atendimento e em manutenção, saudáveis no Zoológico. O monitoramento destes animais garante a detecção de possíveis alterações comportamentais ou clínicas nos animais que convivem em seus recintos.

O Zoológico está gradativamente buscando constante adequação com vistas a seu Licenciamento Ambiental e, dentro de seus desafios na busca de recursos e no aprimoramento de sua estrutura, trabalha em conjunto com a Universidade em todos os requisitos necessários para esta meta.

O Zoológico possui hoje vários Núcleos de Ação que compõem um Projeto de Extensão aprovado este ano, e que intitula se “Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso: informação, inclusão e interatividade” , com o objetivo de atendimento às demandas geradas no Zoológico por suas características próprias voltadas à pesquisa, integração com a comunidade e ao bem-estar animal. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114