Cuiabá | MT 04/05/2024
Cuiabá&VG
Terça, 08 de setembro de 2015, 13h56

Equipes da prefeitura atuam de imediato após tempestade que atingiu vários bairros em Várzea Grande


 

Os trabalhos de recuperação deram início na tarde de ontem (7), atravessaram a noite e seguem hoje (8) em parceria com o Corpo de Bombeiros e as equipes de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural

 

A tempestade em Várzea Grande foi marcada por fortes rajadas de ventos concentradas em um curto intervalo de tempo, por volta das 15h, mas o suficiente para deixar vários bairros sem energia, casas e comércios danificados pela ação dos ventos. Os trabalhos de recuperação deram início na tarde de ontem (7), atravessaram a noite e seguem hoje (8) em parceria com o Corpo de Bombeiros e as equipes de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. A prefeita Lucimar Sacre de Campos percorreu a cidade e foi ao Pronto-Socorro para conferir os problemas que a intempérie causou.

Do Pronto-Socorro Municipal, a prefeita acompanhou de perto os desdobramentos da tempestade de ventos. No local ela mobilizou equipes da prefeitura para as providencias imediatas para minimizar os impactos nos atendimentos à população. Em um esforço coletivo, a prefeita acionou à concessionária de energia, equipes da secretaria de Serviços Públicos para tomadas de providências no atendimento à cidade.

Sem energia, o gerador foi acionado e em nenhum momento os atendimentos das UTI’s e das Urgências e Emergências foram suspensos. Na hora da tempestade cerca de 30 a 40 pessoas que estavam dentro da unidade foram atendidas, mas nenhum caso relacionado à intempérie.

Ainda durante a queda de energia, equipes do Samu foram acionadas por meio da Regulação Municipal, para na necessidade, encaminhar pacientas ao Pronto-Socorro de Cuiabá, porém, não houve registro de vítima relacionada a tempestade. O secretário de Saúde, Cassius Clay e a diretoria do Pronto-Socorro estiveram acompanhando todo desdobramento das ações de emergencias para retomada do pleno funcionamento da unidade que se deu por volta das 20h de ontem (7). O gerador ficou acionado por cerca de três horas.

Nesse intervalo sob a tempestade de ventos o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 70 chamadas da população, a maioria delas de destelhamentos de casas, desabamentos de estruturas metálicas e quedas de árvores. Alguns empreendimentos comerciais localizados na região central da cidade sofreram maiores danos e tiveram sua estrutura abalada e foram interditados pelos órgãos competentes.

Atendimento Serviços Público: Dezesseis equipes da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana estão desde ontem se revezando e fazendo os reparos emergenciais como podas de árvores, retiradas de entulhos para liberação das vias públicas atingidas. De acordo com o titular da Pasta, Breno Gomes, sete regiões sofreram maiores danos com a tempestade de ventos, entre eles, Ipase, Vila Arthur, Avenida Alzira Santana, Avenida Castelo Branco, Centro-Sul e Jardins Paula I e II.

“Nas localidades onde a concessionária de energia restaurou os cabos rompidos as equipes da secretaria estão atuando na limpeza de forma segura, sem o perigo de descargas elétricas. As equipes vão estar nas ruas até a finalização de todos os atendimentos necessários”, explica o secretário Breno Gomes.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Helen Farias Ferreira, explica que a Defesa Civil do Estado foi acionada e que ainda hoje estarão em conjunto percorrendo todas as regiões impactadas pela intempérie. (Colaborou Lucimary Rangel) 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114