Cuiabá | MT 30/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 16 de novembro de 2015, 12h32

Reeducandos mostram habilidades conquistadas em escola


Foto: Davi Valle 

Reeducandos do Centro de Ressocialização do Carumbé, em Cuiabá, prepararam uma mostra da cultura Afro-brasileira, fruto do aprendizado desenvolvido por meio de dois projetos realizados no local, em parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Justiça e Diretos Humanos (Sejudh).

“Conscientizando para o convívio nas diversidades de relações dos alunos privados de liberdade: Mostre sua Pele” foi desenvolvido com os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Nova Chance, dentro do ambiente prisional. E “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” realizado pelos estudantes do ensino médio.

“É o resultado de um trabalho interdisciplinar que desenvolvemos ao longo do ano e que agora apresentamos uma pequena demonstração do esforço dos alunos e professores. É a diversidade da música, da devoção que está por todos os cantos do país, da cultura, costumes, influências, enfim, um pouco daquilo que nos compõem”, descreveu a diretora da Escola Nova Chance, Carmem Lúcia.

A mostra exibiu produtos artesanais e da cultura gastronômica com a oportunidade de degustação de alguns pratos, como acarajé, farofa de banana, feijoada, entre outros quitutes, produzidos pelos reeducandos do local e de Centro de Ressocialização de Várzea Grande, do Presídio Feminino Ana Maria do Couto May e do Presídio Central do Estado.

Entre os artesanatos, destaque para crochê, objetos como barcos e casas feitas com palito de picolé, pinturas e desenhos com esboços da cultura em questão. Além das máscaras africanas, que foram criadas com o objetivo de tratar sobre o surgimento delas e o significado para seu povo.

Um caderno de receitas também foi cuidadosamente elaborado pelos reeducandos. Entre as receitas estão de feijoada, abaré, quibebe e acarajé. A exposição das atividades contou ainda com declamação de poesia e música gospel entoadas pelos grupos de louvores criados dentro da unidade,formado por homens que cumprem pena no local.

Representantes de unidades prisionais de outros municípios, como Chapada dos Guimarães, Cáceres e Rondonópolis, da Secretaria de Educação de Cuiabá e profissionais da Seduc e Sejudh prestigiaram o evento.

Projeto

Os projetos foram executados no decorrer do ano letivo pela Escola Nova Chance com foco na leitura e interpretação, com participação de diferentes disciplinas: Língua Portuguesa, Artes, Ciências, Geografia, História e Matemática.

“Acreditamos que esses projetos fazem a diferença na construção de um mundo diferente. Precisamos pensar o que possamos a cada dia melhorar em nós, as mudanças dependem de cada um de nós e essas mudanças não param, são constantes. Não é o mundo que muda ao nosso redor, sim a nossa visão do mundo. E a educação é essa ação transformadora”, destacou Mariana Máximo, coordenadora de Projetos Educativos, da Seduc.

Mariana ponderou ainda para que os reeducandos “não olhem para o passado, que ele já ficou para trás, olhem para a frente. “A Escola Nova Chance leva a educação até vocês permitindo isso, uma nova oportunidade”.

O diretor da Unidade, Wincler Freitas, também pontuou que “a ressocialização depende de educação, trabalho e religião”. E que “quando caminham juntas de fato a ressocialização acontece”.

Marcelo, que já cumpriu 8 dos 28 anos que terá que ficar na prisão, encara os estudos com outros olhos depois que perdeu a liberdade. “Tinha parado de estudar porque me envolvi com o mundo do crime. Quando estava na rua queria a vida no mundo. Aqui é diferente, quero aprender e sair daqui mudado. As oportunidades boas vem, cabe a você abraçar e mostrar o seu melhor”, declarou.

A Escola Nova Chance oferece o estudo aos reeducandos em 41 unidades prisionais no estado, em 34 municípios.

Novembro Negro

O Projeto “Novembro Negro” foi idealizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para fortalecer as ações desenvolvidas nas escolas no decorrer do ano. De modo que no final do ano letivo, o resultado desse trabalhos sejam apresentados culminando com as comemorações do Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro.

Dessa forma, as demonstrações em 15 escolas estaduais, sendo 10 em Cuiabá e 5 em Várzea Grande, acontecerão no decorrer do mês de novembro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114