Cuiabá | MT 26/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 22 de julho de 2016, 13h03

Detran e Semob preparam evento que visa à conscientização dos motociclistas


O Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e vários parceiros realizam no sábado da próxima semana, dia 30 de julho, o Projeto Motociclista Vivo. O objetivo da ação educativa a ser realizada no Ginásio de Esportes do Verdinho é o de orientar e informar à sociedade sobre as regras e dicas de pilotagem defensiva. Das 9h às 16h os condutores poderão fazer a manutenção preventiva de suas motos e também se submeter a exames gratuitos de saúde.

Dados divulgados recentemente pela Semob mostram que a frota de motocicletas em Cuiabá cresceu 568% entre 2000 e 2015. O número de motos passou de 15.719 para 105.023 no período. Os números apontam também que 70% dos leitos são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, dos quais a grande maioria envolve motocicletas devido à vulnerabilidade do piloto e do passageiro na hora do acidente.

Os detalhes do projeto Motociclista Vivo foram discutidos na tarde desta quinta-feira (21) durante reunião realizada no auditório do Detran-MT e que contou com a participação de parceiros como o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), e de representantes de concessionárias de motocicletas, que estarão participando do evento. Dentre os parceiros também estão a Rota do Oeste, Secretaria Municipal de Saúde, Cooper Motos e Moto Clube de Cuiabá. Na reunião, foram definidas as tarefas dos participantes e o levantamento dos materiais necessários.

No dia do evento a ação começa com a triagem e cadastramento dos motociclistas que se dirigirem ao Ginásio Verdinho, na Avenida do CPA. Diversas tendas serão montadas em frente ao ginásio para a prestação dos serviços. Participam do projeto as concessionárias Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki e Harley Davidson, cujos técnicos farão gratuitamente a revisão das motos.

O checklist envolverá a análise de diversos itens, tais como buzina, seta, farol, luz de freio, nível do óleo, faixas de freio e retrovisor. Pequenos reparos também serão oferecidos pelas concessionárias gratuitamente. Também será montado um circuito onde os condutores receberão orientação de instrutores de como fazer uma pilotagem segura. “É um projeto de caráter social que tem o objetivo de conscientizar os motociclistas”, disse o supervisor de Educação para o Trânsito da Semob, Marcus Garé.

Enquanto a moto passa pela manutenção preventiva, o condutor assiste a vídeos educativos e passa também por uma bateria de exames que inclui a aferição de pressão, teste glicêmico e exame oftalmológico. “Esta ação é importante em virtude do número de acidentes envolvendo motociclistas. É uma ação em prol da vida, da segurança dos motociclistas”, explicou o coordenador da Escola Pública de Trânsito do Detran-MT, José Eudes Santos Malhado.

Também participaram da reunião o inspetor Alessandro Barbosa da PRF; a comandante do Batalhão de Trânsito da Policia Militar, tenente-coronel Grazielle Bugalho; o diretor de Trânsito da Semob, Gustavo Albino; a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl, e representantes das concessionárias e da Cooper Motos.

PROJETO MOTOCICLISTA VIVO

SÁBADO – 30 DE JULHO

LOCAL: GINÁSIO DO VERDINHO

HORÁRIO: das 9h às 16h

SERVIÇOS OFERECIDOS:

· Pequenos reparos gratuitos oferecidos pelas concessionárias;

· Checklist gratuito relacionado à manutenção da moto;

· Vale desconto das concessionárias;

· Serviços de saúde: aferição de pressão arterial, taxa de glicose;

· Vídeos educativos;

· Exposição de equipamentos de segurança.

PARCEIROS

· Secretaria Municipal de Saúde

· Secretaria Municipal de Esportes

· Comitê “Vida no Trânsito”

· DETRAN-MT

SEMOB

· Polícia Civil

· BPMTRAN – Batalhão de Trânsito

· Cooper Motos

· Honda

· Yamaha

· Kawazaki

· Harley Davidson

EMPRESAS CONVIDADAS PARA A AÇÃO

· Rota do Oeste, Cooper Motos e Moto Clube de Cuiabá. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114