Cuiabá | MT 28/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 26 de abril de 2017, 07h06

UFMT realiza ações e melhora zeladoria do Câmpus de Cuiabá


Aperfeiçoar a zeladoria do Câmpus de Cuiabá, unindo esforços na área de limpeza, conservação e, sobretudo, na conscientização da comunidade acadêmica sobre situações recorrentes no âmbito estudantil. Esse é o trabalho que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), órgão criado na atual gestão para congregar as ações de manutenção e obras da Universidade.

As ações tiveram início desde outubro e os resultados já puderam ser vistos no começo do ano. Uma delas foi a limpeza da área ao lado da Casa do Estudante. O trabalho, que durou cinco meses, retirou 198 toneladas de entulho da região e contou com a colaboração do 9º Batalhão de Engenharia de Construção de Mato Grosso, que cedeu um caminhão para a de 12 toneladas para a retirada do material.

“Esse acúmulo de entulho eram restos de poda, de construção e vinha sendo utilizado como lixão da UFMT por alguns anos. Paralelo à limpeza, iniciamos um trabalho de conscientização, solicitando que o descarte não fosse feito na área”, explica o coordenador de manutenção da Sinfra, Adriano Aparecido de Oliveira. “A intervenção era necessária e resultado foi muito positivo pois, além de moradia, a região abriga uma quadra e um campo e os resíduos poderiam trazer alguma doença, bem como abrigar animais perigosos, como escorpiões e cobras”, acrescenta.

Recolhimento de resíduos e manutenção

O secretário de Infraestrutura, professor Roberto Perillo, reforça que muito mais do que a limpeza, houve a adoção de um novo procedimento. “Temos como destinar todo esse resíduo para o aterro sanitário, que é o local certo para abrigar esse material”, esclarece. O coordenador de manutenção também explica que a UFMT possui caçambas e elas são levadas aos locais sempre que solicitados.

Outro ponto de trabalho já desenvolvido pela Sinfra é a manutenção do espelho d’água em frente ao Restaurante Universitário. Após uma ação em parceria com a Pró-Reitoria Administrativa (Proad). “Não teremos mais problemas com isso”, afirma Roberto Perillo, acrescentando que também houve o trabalho de manutenção na unidade UFMT Saúde.

“A coordenação de manutenção tem trabalhado arduamente para montar um plano de manutenção preventiva. Com sua efetivação, acreditamos que vamos diminuir o número de ações corretivas. Vale ressaltar que o corpo de engenharia da Sinfra tem ido aos locais e feito laudos técnicos para avaliar os prédios, para verificar se há uma solução paliativa ou se é necessário uma intervenção”, esclarece.

Áreas verdes e córregos

Outro item que integra a zeladoria do Câmpus de Cuiabá e que vem recebendo atenção por parte da Sinfra são as áreas verdes do espaço. Além da poda de árvores, há um trabalho constante de conservação dos gramados, cortados periodicamente. No primeiro item, o secretário destaca que a manutenção vem sendo feita e que, simultaneamente, novas árvores estão sendo plantadas em diversos espaços.

Para aprimorar o trabalho neste setor, foi implementada uma parceria com a Faculdade de Engenharia Florestal (Fenf), que auxiliará a Sinfra em diversos aspectos. “O intuito é melhorar a poda, observando a periodicidade, os cuidados antes do plantio, bem como na escolha do tipo de arbusto ou árvore a ser plantada. Assim, teremos uma qualidade técnica maior pois, em um primeiro momento, teríamos a orientação no plano de manutenção e, concomitantemente, nossa equipe seria capacidade para o tratamento das áreas verdes”, comenta Roberto Perillo, ressaltando que a Sinfra não quer desmatar o Câmpus, mas que algumas árvores possuem problemas de saúde e, por questão de segurança, devem ser retiradas. “A parceria com a Fenf trabalhará nesse sentido, elaborando laudos que mostram a real condição das árvores”, completa.

O secretário aponta que a atuação nessa área permitirá que o Câmpus tenha uma melhora visual e que as informações sobre a poda correta permitirão que ela seja aplicada em árvores que cobrem os postes de iluminação, trazendo uma melhora sensível na questão de segurança.

Outra atividade de manutenção preventiva realizada foi a limpeza das canaletas e córregos. Segundo Jair de Souza, gerente de Conservação e Limpeza, o trabalho teve fim na quarta-feira e três pontos foram cuidados. “Esse trabalho é fundamental pois colabora com a vazão dos mesmo e evita problemas de alagamento. O trabalho continua em todo o Câmpus”, afirma Perillo.

Conscientização e acessibilidade

A questão de trânsito da UFMT também está na pauta da Sinfra. Além da melhoria da sinalização viária, outro item que merece atenção é a conscientização dos motoristas que circulam pelo Câmpus de Cuiabá e estacionam em locais indevidos. Um dos exemplos citados pelo secretário é do ponto de ônibus em frente à Biblioteca onde, muitas vezes, o “Ligeirão” não pode estacionar pois o local está ocupado por carros, causando transtorno aos usuários do ônibus e também teve dificuldades de manobra pelo mesmo motivo. “Iniciamos uma campanha de conscientização sobre isso. A equipe de segurança deixará uma notificação em veículos estacionados em áreas não apropriadas. É necessário que os frequentadores do Câmpus tenham bom senso”, analisa.

A acessibilidade ao Câmpus também já teve medidas concretizadas. As entradas da Avenida Edgar Vieira, próximo à entrada do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, que dá acesso ao Instituto de Linguagens (IL) foram feitas e passaram por uma adequação que impede o acesso de veículos. “Nosso corpo técnico seguiu as normas técnicas para a execução das obras. A do ICHS só precisou ser adaptada, enquanto a do IL precisou ser feita. Essa mesma obra será realizada no acesso que existe pela Avenida jornalista Arquimedes Pereira Lima”, observa o secretário.

Parcerias e serviço

Para aumentar ainda mais o número de ações realizadas pela Secretaria de Infraestrutura, Roberto Perillo afirma que continua buscando parcerias com todas as Faculdades, Institutos e coordenações de curso. “Uma que já está sendo realizada é com a Faculdade de Geociências (Fageo), que fará um estudo de solo no Câmpus de Várzea Grande”, afirma.

Os serviços da Sinfra podem ser solicitados por dois meios: através do Sistema de Gestão de Serviços (SiGServ), no qual é necessário realizar um cadastro para obter acesso ou, em casos emergenciais por telefone. No caso da Gerência de Conservação e Limpeza, o contato pode ser feito pelo (65) 3313 7320. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114