Cuiabá | MT 21/05/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 21 de fevereiro de 2011, 09h55

Bope completa 23 anos a serviço da segurança de MT


A Polícia Militar de Mato Grosso comemorou neste domingo (20.02) o 23º aniversário do Batalhão de Operações Especiais (Bope), considerada pela instituição como uma unidade diferenciada, realmente especial, devido a maneira com que seus profissionais são treinados e capacitados para atender a sociedade mato-grossense.

Com um efetivo de 75 homens, seus profissionais são especializados para atuar em situações de extremo risco. São policiais capacitados em gerenciamento de crises, munidos de técnicas e equipamentos capazes de oferecer total suporte ao combate da criminalidade. Essas capacitações foram feitas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e até mesmo em outros países. Atualmente um capitão da unidade participa de um curso de Especialização em Explosivos, na Colômbia, cuja duração será de um ano e três meses.

“Hoje nós também somos procurados por outros estados para ofertar cursos e treinamentos”, salienta o comandante do Bope, o major Jonildo José de Assis, ao falar da qualidade técnica e profissional dos policiais militares da unidade. Desde 1998, quando a unidade passa a atuar de forma técnica em operações de resgate, foram 104 intervenções, sendo 231 reféns resgatados e 148 infratores capturados.

As comemorações em razão do aniversário do Bope foram acontecendo ao longo de toda esta semana. Foi realizada a palestra “A evolução histórica das operações especiais da PMMT”, na qual o major Assis relatou acontecimentos da história mundial e regional que marcaram as novidades das técnicas de guerras e combate e a evolução delas. Aconteceu o lançamento oficial do projeto social “Judo Bope” e da galeria de fotos dos ex-comandantes da unidade. Também houve torneios de futebol e tiro, na qual contou com a participação de outras instituições da segurança pública.

HISTÓRIA

Para o Bope representar o que é hoje dentro da Polícia Militar houve uma série de transformações que possibilitou chegar ao grau de evolução que se tem atualmente. Uma evolução que a instituição pretende expandir ainda mais, com a realização de novos treinamentos e capacitações, aquisição de equipamentos tecnológicos e ampliação do efetivo. Toda essa ampliação permitirá que a unidade, assim como toda a instituição, preste um serviço com maior qualidade técnica e profissional durante a realização da Copa das Confederações e do Mundo, que serão realizados em várias cidades do Brasil, inclusive em Cuiabá, em 2013 e 2014.

Em 20 de fevereiro de 1988 foi criado o Comando de Operações Especiais. Como um pelotão, a unidade funcionava no anexo do 3º Batalhão de Polícia Militar, que atuou no combate a criminalidade até julho de 2003, quando foi ativado o Batalhão de Operações Especiais, subordinado ao Comando Regional Especializado. O objetivo era integrar as modalidades distintas de policiamento especializado que se encontravam em atividade e implantar novas modalidades.

O Bope foi criado com cinco companhias independentes, sendo: de Operações Especiais (COE), de Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), de Operações de Choque (CHQ), de Operações com Cães (COC) e de Cavalaria (CAV). Essas três últimas estão desativadas, no entanto podem ser retomadas em razão da Copa do Mundo de 2014.

Em 2009, a Cia da Rotam foi desativada, a unidade passou a ser constituída somente pelo efetivo remanescente da COE. Assim, em abril de 2010, se torna o Batalhão de Operações Especiais (Bope), composto por três companhias, sendo: de Intervenção Tática, de Gerenciamento de Crise e Antiterror e de Comando e Serviço.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114