Cuiabá | MT 21/05/2024
Cuiabá&VG
Terça, 22 de fevereiro de 2011, 16h46

Rede Municipal de Alto Boa Vista filia-se ao Sintep/MT


Com a decisão, o Sintep/MT conta agora com mais 50 filiados

A rede municipal de ensino de Alto Boa Vista, a 1.064 Km de Cuiabá, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). A decisão foi tomada na assembleia geral da categoria, evento que integrou a agenda de visitas da diretora regional do polo Leste III, Marizete Nascimento, e do secretário de Redes Municipais do Sintep/MT, Alex Ferreira da Cruz. Eles se reuniram ainda com os profissionais de Luciara e São Félix do Araguaia, a 1.180 Km e 1.159 Km da Capital, respectivamente.

As visitas ocorreram entre os dias 14 e 17 de fevereiro com o objetivo de intensificar a política sindical e reestruturar a subsede de Alto Boa Vista, que não realizou eleições em junho de 2009. Com a decisão, o Sintep/MT conta agora com mais 50 filiados. "Também nos reunimos com os funcionários da educação que terminaram o programa de formação (Profuncionário) em 2010 e apesar de habilitados, ainda não foram reconhecidos por parte do gestor municipal como trabalhadores da educação, conforme preconiza a Lei 12.014, de 2009", relatou Marizete Nascimento.

Na oportunidade, foi definida uma agenda de capacitação voltada para os trabalhadores da educação da rede municipal de Alto Boa Vista. Juntamente com a diretora regional, a subsede irá realizar, nos dias 19 e 20 de março, uma oficina para cerca de 50 pessoas das duas redes de ensino. Temas como financiamentos da Educação, Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e negociação coletiva serão abordados no evento pela diretora regional do polo Leste III, pelo secretário de Redes Municipais, Alex Ferreira, e pelo secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Nascimento.

Salário abaixo do mínimo - O principal objetivo é orientar a categoria quanto ao estudo das receitas da Educação e o processo de negociação coletiva para conquistar avanços no piso salarial e no reconhecimento da carreira. "É um encontro de extrema importância para mobilizar os trabalhadores da educação e organizar a luta no município, já que eles estão sem reajuste salarial há mais de seis anos", salientou Marizete Nascimento. Os profissionais recebem hoje o valor de R$ 405,00, abaixo do salário mínimo e um dos mais baixos de Mato Grosso.

A diretoria da subsede de Alto Boa Vista também foi eleita durante a assembleia geral. A composição é a seguinte: Elione José da Costa (Presidência); Almira Rosa Francisca de Souza (Vice-presidência); Roselene Perim da Cunha (Secretaria Geral); Cláudia Aparecida da Costa Soares (1ª Secretaria); Joaquim Pereira Neto e Iraci Terezinha Périco Silva (Secretaria de Finanças); André Lima Carvalho (Secretaria de Rede Municipal); Flávia Patrícia de Menez Pereira (Secretaria Adjunta de Rede Municipal); Vanderlei Marques de Souza (Secretaria de Funcionários da Educação); Karina Fernandes da Costa (Secretaria Adjunta de Funcionários da Educação).

Em Luciara, também houve assembleia geral para tratar da campanha salarial, eleição da assessoria pedagógica, resoluções do último Conselho de Representantes do Sintep/MT, enquadramentos dos funcionários da educação municipal na carreira, campanha de filiação da rede municipal, continuidade do curso de formação sindical, entre outros assuntos. Os sindicalistas também se reuniram com os profissionais das redes municipal e estadual de São Félix do Araguaia. O encontro debateu atribuição de aulas, concurso público, enquadramento, eleição da assessoria pedagógica e campanha salarial.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114