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Quinta, 24 de fevereiro de 2011, 10h03

PROEN participa de seminário da SEDUC que discute integração do Ensino Médio


A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso participa nos dias 24 e 25 de fevereiro, do seminário para diretores das Escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, promovido pela Coordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O seminário ocorre no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, onde estão reunidos 64 gestores escolares (interior e capital) da rede estadual. O objetivo é discutir a integração do Currículo do Ensino Médio e, em especialmente, do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

O Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso, Willian de Paula, destacou a importância de participar do seminário, visto que pela lei de criação dos Institutos Federais deve-se ofertar 50% das vagas para o Ensino Médio Integrado.

"Como a Seduc também oferta essa modalidade de ensino, é importante estarmos juntos nas reflexões dessa política de ensino. O IFMT está hoje em nove municípios e outros onde tem núcleos avançados. Já a Seduc oferta essa modalidade em 64 unidades escolares. É necessário se pensar em ações conjuntas para que atenda as demandas do Ensino Médio Integrado em Mato Grosso, pois o Instituto não tem condições de atender todo o estado", finalizou o Pró-Reitor de Ensino.

O coordenador do Ensino Médio da Seduc, Marcos Amado, ressaltou que o Instituto e a Seduc irão se reunir no dia 28 de fevereiro para tentar traçar uma agenda única. "É importante essa parceria para não coincidir onde o Instituto tem um curso específico", disse o coordenador.

A proposta da coordenação de Ensino Médio é orientar os gestores escolares na elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP) com foco na qualidade de ensino. Na oportunidade os diretores serão informados sobre as questões específicas referentes ao acompanhamento das ações de financiamento da Educação com recursos Federal.

Essa é a ação que vai auxiliar o processo complexo de formação do cidadão. Partindo dessa premissa, a superintendente da Educação Básica da Seduc, Aidê Fátima Campos, reconheceu e ponderou que ainda são grandes as dificuldades de um projeto que vem sendo ofertado há pouco mais de dois anos em Mato Grosso.

"Nossa prática, nossas condições estruturais ainda estão voltadas para o ensino regular e nós ainda não temos a prática de parceria. Esses são desafios que nos convidam a alavancar. Não podemos trabalhar com a preparação de sujeitos se não estivermos abertos. Não temos como nos fortalecer se não buscarmos parceria com o setor produtivo, com entidades privadas, porque nós temos de acompanhar o crescimento do Estado. Nosso papel não é tão somente de formar um cidadão para o mercado de trabalho, mas criar sujeito que possa contribuir para o desenvolvimento do país", disse Aidê Campos.

Participam do seminário representantes do Ministério da Educação (MEC), bem como, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), representantes do Instituto Federal de Educação Técnica.




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