Cuiabá | MT 21/05/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 02 de março de 2011, 18h36

Posse no TJMT abre programação da TV do Judiciário


A cerimônia de posse dos desembargadores Rubens de Oliveira Santos Filho (presidente), Juvenal Pereira da Silva (vice-presidente) e Márcio Vidal (corregedor-geral da Justiça) à frente do Poder Judiciário de Mato Grosso, realizada nesta terça-feira (1º de março) no Tribunal de Justiça, marcou o início da operação da TVpontoJus, a TV on line do Judiciário Estadual. Por meio desse novo canal de comunicação, a cerimônia de posse foi integralmente transmitida em tempo real, com duração de uma hora e vinte minutos e elevada qualidade de áudio e vídeo.

A partir desta quarta-feira (2 de março), a TV segue com a programação inicialmente definida, qual seja, com a veiculação do telejornal on line, que a partir de hoje será disponibilizado sempre às 12 horas no Portal do Judiciário Estadual, no endereço eletrônico www.tjmt.jus.br. Esta edição digital do noticiário oferecerá reportagens sobre a cerimônia de posse e ainda o apoio empenhado por autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, órgãos do sistema de justiça e entidades de classe à nova diretoria do Poder Judiciário de Mato Grosso.

O telejornal integra o leque dos produtos de comunicação instituídos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso com a finalidade de ampliar o acesso à Justiça e ainda oferecer maior transparência e publicidade aos atos institucionais, sejam em Primeiro ou Segundo Graus de jurisdição. Nesse contexto, o telejornal vem complementar e expandir a oferta de informações sobre a instituição, a exemplo da pesquisa de processos e outros dados disponibilizados por meio do Portal de Comunicação, na internet.

Ao expor detalhes sobre o funcionamento da TVpontoJUS, a coordenadora de Comunicação Social do TJMT, jornalista Araísa Ferreira, informou que a TV digital terá conteúdo informativo e também didático. O objetivo é contribuir para melhor compreensão do papel social do Poder Judiciário. “Inicialmente serão quatro programas, sendo três de conteúdos histórico, acadêmico e de debate, respectivamente, e o carro-chefe, constituído pela produção noticiosa. As notícias contemplarão conteúdos institucionais, jurisdicionais, pautas temáticas, produções especiais e serviços prestados ao cidadão”, realçou a coordenadora. O conteúdo contempla ainda o calendário das sessões das 13 câmaras julgadoras, o aniversário de instalação das comarcas e os quadros Direito de Saber, Espaço Memória e Fórum Aberto.

As coberturas inicialmente estarão limitadas ao Tribunal de Justiça e, futuramente, deverão alcançar as demais unidades jurisdicionais que compõem a estrutura organizacional do Poder Judiciário Estadual. De acordo com a jornalista Araísa Ferreira, a disponibilização de informações também por meio de vídeo representa mais um passo na oferta de serviços de comunicação, que também avança por meio de plataforma multimídia. Entre os serviços recentemente disponibilizados estão o envio de notícias pelo sistema RSS, aos internautas cadastrados, e a adesão do Judiciário Estadual ao Twitter.

Os serviços de áudio e vídeo já contemplam desde 10 de fevereiro, em caráter experimental, as transmissões das sessões do Tribunal Pleno. Desde essa data, os julgamentos de recursos protocolados junto ao Tribunal de Justiça estão disponibilizados no Portal da instituição, facilitando o acompanhamento das sessões de julgamento.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114