Cuiabá | MT 30/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 11 de março de 2011, 21h34

SENAI-MT premia melhores performances em gestão


Em clima de muita expectativa, tensão, surpresa e alegria, as unidades operacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) com sede em Sinop, Cáceres e Várzea Grande foram premiadas nesta tarde (11/03) por destacar-se pelas melhores performances de gestão estratégica em 2010. As equipes destes três municípios receberam o Prêmio Desempenho Senai, nas classificações primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, em uma solenidade que lotou o auditório do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). Na ocasião, gestores e colaboradores marcaram presença para prestigiar e aplaudir o desempenho institucional do Senai-MT, em reconhecimento à atuação de todos que, no ano passado, contribuíram para a superação de metas e dos rotineiros desaf ios.

Grande vencedora do Prêmio Desempenho Senai, a equipe de Sinop contagiou o público pela alegria e emoção. Representada pelo gerente Rubens Oliveira, que reforçou que o resultado da unidade reflete o envolvimento de todos, não apenas dos 30 colaboradores no município, mas de todo Departamento Regional e da Gestão Compartilhada do Sistema Fiemt. E, por isso, agradeceu o apoio durante o ano, ressaltando que até mesmo a cobrança por alcance de metas foi importante para o crescimento, aprendizado e superação da equipe. "No início pensei que seria muito trabalhoso e difícil ganhar o prêmio. Depois vi que era trabalhoso, mas não tão difícil quanto imaginei, pois pude contar com uma equipe de grande valor", comentou Rubens.

Também no pódio, estiveram as unidades de Cáceres e Várzea Grande. Não menos animadas, as equipes dos dois municípios comemoraram e agradeceram o reconhecimento. "Gostaria de agradecer a oportunidade de fazer parte da família Senai. Vencer é bom, mas o amor ao Senai é muito maior. Quero ressaltar que sem o apoio de cada colega, da minha equipe e do Departamento Regional, a unidade de Cáceres não teria alcançado tão bons resultados", disse a gerente Rosinei Ferreira. Também emocionado, o gerente do Senai-Várzea Grande, José Barbosa, comentou que o reconhecimento institucional é motivo de orgulho e satisfação, mas sem deixar de ressaltar que o desempenho no município foi resultado do empenho e apoio irrestrito de todos da instituição.

Pela premiação, as três unidades operacionais receberam troféu pela performance no ano, e a equipe vencedora foi presenteada com um crédito para realizar uma grande festa em comemoração ao prêmio. Além disso, Rubens de Oliveira ainda levou um tablet (dispositivo usado para acesso à internet, organização pessoal, visualização de arquivos e entretenimento) como gratificação pela eficácia na gestão. As demais unidades do Senai-MT receberam certificado de participação.

A solenidade contou com a presença do presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, que parabenizou o Senai-MT pela iniciativa de buscar melhorias na gestão estratégica. "O Senai inova ao adotar a Regra de Desempenho Pantaneira e é um exemplo a ser seguido, uma vez que planejamento estratégico é importante em todas empresas e premiar as conquistas das unidades estimula a constante busca por melhores resultados", destacou.

Na ocasião, o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, refor&ccedi l;ou que a premiação encerrou a programação do 10º Seminário de Ações Estratégicas do Senai-MT, e lembrou que a instituição adiantou em um ano a adoção do Sistema de Avaliação por Resultado, uma diretriz nacional que somente em 2011 será utilizada para avaliar as performances de gestão de todos os Departamentos Regionais do Senai do país. "A cada ano, com o planejamento estratégico, ganhamos em inteligência institucional e aperfeiçoamos nossos processos. Mais importante que o prêmio às unidades, é a oportunidade que a instituição tem de promover melhorias contínuas ao estabelecer indicadores de desempenho mercadológicos e operacionais, cujos esforços somados têm foco no objetivo único que é prover soluções ao setor industrial", frisou Gilberto.
Gilberto Figueiredo aproveitou também para destacar a eficiência gerencial em Sinop, na qual o diferencial foi o fortalecimento das parcerias. "O Rubens não apenas cobrou, mas esteve envolvido em todo processo. Viajou mais de 15 mil quilômetros para conseguir parceiros da unidade Sinop. Além de um excelente gerente, ele foi um consultor, um vendedor e um professor para todos". Apesar dos elogios a Sinop, o diretor regional do Senai-MT não deixou de agradecer a todos que integram a família Senai. "Somos todos valorosos e sei que demos o máximo para alcançar as metas e conquistar bons resultados. Parabenizo a todos e os conclamo a, juntos, vencermos os desafios que nos esperam em 2011. É um prazer ser liderado por vocês".

HISTÓRICO - A premiação integra o cronograma de gestão estratégica do Senai-MT, que foi reposicionado em 2010 com o lançamento do S istema de Avaliação por Resultado, do Departamento Nacional do Senai. A proposta possui 14 indicadores de performance para monitorar o desempenho dos Departamentos Regionais do Senai em todo país, e busca a estruturação da gestão sistêmica e a ampliação da eficiência operacional.

Em Mato Grosso, a proposta foi adequada à realidade regional, resultando na Regra de Desempenho Pantaneira, que possui 55 indicadores (de gestão, mercadológicos, financeiro, negócio e outros). Para atender à exigência nacional e alcançar patamares de excelência na gestão, o Senai-MT trabalhou em 2010 com foco na institucionalização do novo Sistema de Avaliação de Resultado, elaborando o documento Diretrizes Estratégicas Operacionais dentro do Planejamento Estratégico, e promovendo o alinhamento do tema e melhorias operacionais e m quatro reuniões estratégicas realizadas.

A coordenadora da Unidade de Planejamento, Orçamento e Gestão (Unipog) do Senai-MT, Cibelle Leal, acrescenta que também que foi firmado um termo entre Departamento Regional, Gerências e Coordenações do Senai-MT, no qual todos se responsabilizaram e comprometeram com a melhoria da gestão. Entre os benefícios da Regra Pantaneira, a coordenadora aponta o crescimento na eficiência operacional, por meio do controle e fidedignidade de dados/informações, nos resultados financeiros, no conhecimento do negócio e melhor posicionamento no mercado, entre outras vantagens.

Ela ressalta também o avanço na disciplina e melhor transparência dos processos e resultados. "A organização do monitoramento mensal foi muito produtiva, pois permitiu que cada unidade operacional visualizasse as boas prát icas bem como corrigisse os erros a tempo de não ser prejudicado em algum indicador de desempenho. Também ajudou na troca de experiências entre gestores e repercutiu no melhor atendimento ao cliente. Houve um amadurecimento da gestão estratégica e, principalmente, na adoção efetiva do pensamento sistêmico", explica Cibelle Leal.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114