Cuiabá | MT 21/05/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 17 de março de 2011, 12h56

MT perde campeão paraolímpico


Mato Grosso perde Juarez Gaspar Souza, campeão mundial paraolímpico e ativista na luta pela inclusão social dos portadores de deficiência. Através de Moção de Pesar o deputado Luiz Marinho (PTB) lamenta a perda do amigo que ao longo da sua trajetória deixou uma grande contribuição para o esporte e na luta pela acessibilidade.

“Juarez deixou exemplo de que não há limites para quem gosta da vida e cada um tem sua história de superação. Ele provou o seu valor como atleta e, principalmente como pai, amigo e cidadão”, disse Marinho.

Em 1982 Juarez teve que amputar as duas pernas depois que sofreu um grave acidente de trânsito. Na época foi difícil aceitar a condição de ter que andar em uma cadeira de rodas, mas com o tempo e com apoio dos familiares e amigos redescobriu a vida no esporte. Em muitas das entrevistas da época afirmava que depois do acidente passou a encarar a vida de outra forma. “Descobri o esporte e aprendi que uma pessoa em uma cadeira de rodas pode levar uma vida normal como qualquer outra. Só preciso derrubar as barreiras, especialmente as arquitetônicas”, ensinou.

Como atleta colecionou inúmeras vitórias. Foi paraolímpico em três modalidades: arremesso de peso, lançamento de dardos e discos. Conquistou o título de campeão Panamericano e Sul americano. Venceu vários campeonatos regionais brasileiros com 50 medalhas além de integrar a Seleção Brasileira de Atletismo.

Ao lado de Luiz Marinho travou grandes lutas pela inclusão do deficiente no mercado de trabalho, para fazer valer a lei que assegura aos deficientes o exercício de seus direitos individuais e sociais, além de sua efetiva integração social. Ajudou a fundar a Associação Matogrossense de Deficientes, ocupando a função de vice-presidente e tesoureiro da entidade. Atuou no Conselho Regional de Desporto (CONSED) e administrador da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social.

Juarez nasceu no município de Tesouro - MT. Filho de José Gaspar de Souza e Olga Martins de Souza. Residia em Cuiabá desde os 18 anos de idade. Faleceu no dia 06 de março de 2011 em decorrência de trombose e insuficiência múltipla dos órgãos. Deixa esposa Nídia Silva Alves Souza, Juarez Gaspar Junior de 10 anos , as gêmeas Ana Cristina e Cristiana com 19 anos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114