Cuiabá | MT 29/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 21 de maio de 2011, 02h11

Moradores participam de audiência sobre odor na Lagoa Encantada


O mau cheiro que exala nesta época do ano da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lagoa Encantada foi debatido durante audiência entre moradores do bairro CPA III e o diretor administrativo da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Joaquim Andrade. A situação é provocada pela inversão térmica que favorece o aparecimento do odor.

O diretor administrativo da companhia se comprometeu a apresentar, em 15 dias, uma proposta orçamentária sobre a implantação de aeradores flutuantes, sistemas que jogam oxigênio na lagoa e que deve diminuir o forte odor no local. “Essa medida está sendo avaliada até que consigamos recursos para investimentos de maior porte, como é o caso da instalação de reatores anaeróbios, ou outros sistemas”, disse Andrade.

Joaquim acrescenta que a companhia está de portas abertas para receber propostas da comunidade. “O objetivo principal é acabar de vez com o mau cheiro e temos projeto para isso. O canal de diálogo com os moradores da grande CPA está aberto”, garante. Na oportunidade, o diretor recebeu ofício com sugestões dos representantes do bairro.

A Sanecap tem retirado manualmente e enterrado diariamente o lodo, que é o principal agente causador do mau cheiro na lagoa. A companhia apresentou projeto de reator anaeróbio que custará R$ 3 milhões e está contemplado na primeira versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O orçamento para construção do reator também já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal. A Sanecap aguarda o resultado das conversas entre o governo do estado, o Ministério de Cidades e o governo federal para a retomada das obras do PAC I.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114