Cuiabá | MT 16/05/2024
Cuiabá&VG
Terça, 24 de maio de 2011, 22h12

Município prepara 45 brigadistas contra fogo urbanoO período entre junho e outubro de cada ano é con


O período entre junho e outubro de cada ano é considerado crítico para queimadas urbanas. Em Cuiabá, 45 brigadistas serão capacitados para compor o projeto Quadrante de prevenção e combate aos focos de calor. O curso acontece entre os dias 6 e 10 do próximo mês. Somente depois disso, entram efetivamente em ação.

“Os brigadistas começam a atuar depois de treinados. Mas o planejamento da operacionalização vem ocorrendo há 90 dias”, disse o coordenador da Defesa Civil da Capital, Eldo Orro. No início deste mês, a prefeitura se comprometeu junto ao Ministério Público do Estado (MPE) a reduzir em pelo menos 65% o número de queimadas na cidade. O pacto faz parte do programa Mato Grosso Unido Contra as Queimada.

Para cumprir a meta, conforme Eldo Orro, serão montados seis pontos de apoio em cada região da cidade. Além das unidades do Corpo de Bombeiros que ficam no Verdão, CPA, Coxipó, as brigadas também serão instaladas nos parques Tia Nair, no Jardim Itália, Massairo Okamura, na avenida do CPA, e no Morro da Luz (Centro).

“Vamos trabalhar num sistema descentralizado e em parceria com os bombeiros, a Polícia Ambiental e com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que ficou de tentar viabilizar uma equipe nos parques Zé Bolo Flor e Mãe Bonifácia”, observou.

Segundo Orro, para o trabalho serão disponibilizados três caminhões-pipas e quatro caminhonetes, além das viaturas dos bombeiros. “Até outubro as queimadas tendem a aumentar. A prefeitura vem orientando e fiscalizando terrenos baldios, inclusive limpando por meio do programa Multiação. Mas a gente pede a contribuição do povo para que não coloque fogo e não prejudique a saúde das crianças e idosos”.

A legislação municipal proíbe terminantemente a queima de lixo ao ar livre. Se for prega, a pessoa é multada de acordo com a natureza ou gravidade da infração. As multas vão de quatro a 50 mil UPFs.

O compromisso de diminuir em 65% o número de queimadas este ano também foi assumido pelo governo do Estado durante o lançamento de do programa específico para Mato Grosso há duas semanas. Focos de calor voltaram a aumentar no Estado no mês de abril.

A população pode denunciar a existência de terrenos baldios pelo disque-denúncia 0800 6475330 ou pelo e-mail smaaf-diskdenuncia@cuiaba.mt.gov.br. Já para denúncias de queimadas a ligação deve ser feita para o 193 do Corpo de Bombeiros.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114