Cuiabá | MT 16/05/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 26 de maio de 2011, 06h09

Ações da Sedraf são reflexos da importância dos trabalhadores rurais


Há dois meses a frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), o secretário José Domingos Fraga Filho destaca as ações desenvolvidas na Pasta e ressalta a importância de comemorar ontem (25.05) o dia dos Trabalhadores Rurais. “Eles são peças fundamentais na cadeia produtiva da alimentação, considerado os jardineiros da agricultura que são responsáveis por todo o processo, desde a plantação até a colheita”.

O secretário José Domingos é engenheiro agrônomo, ex-extensionista da Emater e com vasta experiência em assistência técnica e extesnão rural, destaca que para fortalecer a agricultura familiar é preciso revitalizar a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Uma comitiva foi até o Estado de Rondônia para conhecer in loco o modelo implantado e buscar alternativas para a revitalização da Empaer. “Sem assistência técnica e extensão rural a agricultura familiar fica comprometida, por isso fizemos um levantamento de todas as empresas de assistência técnica e extensão rural do Brasil para avaliarmos melhor modelo que pode ser implantado em Mato Grosso”, revela José Domingos.

O secretário destaca ainda que a incorporação do Programa de Desenvolvimento do MT Regional à Sedraf veio para agregar valor à Pasta. “Trabalhamos com várias cadeias produtivas como a bovinocultura leiteira, ovino-caprinocultura, heveicultura, turismo rural, apicultura, piscicultura, entre outras. Além do MT Regional, a secretaria conta com mais duas adjuntas, a de Agricultura Familiar e a de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em Mato Grosso existem cerca de 140 mil pequenos produtores. A Secretaria realiza diversas ações em prol do fortalecimento da agricultura familiar, desde distribuição de sementes de hortaliças, de calcário até a entrega de 748 equipamentos destinados às associações e cooperativas para implantação de agroindústrias nos 141 municípios de Mato Grosso. “Muito já foi feito, mas ainda assim, precisamos avançar mais. A Sedraf visa encurtar as diferenças sociais dos pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. A meta é que possam viver da terra e a secretaria possa oportunizar ao produtor qualidade de vida e renda”, reforça.

José Domingos revela ainda que existe ainda um longo caminho a ser percorrido. Vários projetos para melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo, como os projetos Água para todos (MT Água); o MT Floresta para efetuar o reflorestamento das áreas que por força da lei tem que ser preservada; Sistema Agro-Florestas (SAF´s); a questão da regularização fundiária e ambiental entre outros. A Secretária conta com três vinculadas: o Instituto de Defesa Agropecuária que garante a sanidade animal, a Empaer com a assistência técnica e extensão rural e o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).

Segundo o secretário, uma prova que o Governo tem boas intenções neste segmento é a implantação da Central de Comercialização. “O Estado que precisa contar com o apoio dos produtores quanto a administração para que a Central possa ser uma célula viva de comercialização para os produtores da agricultura familiar principalmente de origem vegetal. Estamos incentivando desde a produção até a comercialização. Os trabalhadores Rurais são os semeadores de alimentos, merecem ser homenageados não só nesta data de 25 de maio, como todos os dias, pois são eles que garantem a variedade e qualidade dos alimentos em nossa mesa”, parabeniza o secretário.

PARCEIROS

O trabalho não teria êxito se não fossem as empresas parceiras que abraçam a causam em cada projeto. Consórcios Intermunicipais, sindicatos rurais de trabalhadores e empregados, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Mato Grosso (Unemat), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresas creditícias como Sicredi e Banco do Brasil, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), Fundação de Apoio, Pesquisa e Extensão Rural (Fundaper), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco da Amazônia (Basa), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Famato/Senar, Comércio Execução do Plano Lavoura Cacaueira (Ceplac), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Aprosoja e Sebrae.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114