Cuiabá | MT 16/05/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 26 de maio de 2011, 12h27

Parlamento Jovem Brasileiro inicia divulgação nas escolas do Estado


Incentivar a participação da juventude na política, mostrar que os processos políticos ocorrem no cotidiano da sociedade, além de apresentar o funcionamento do Poder Legislativo são os objetivos de uma série de palestras que estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em unidades de ensino de Cuiabá e Várzea Grande.

A atividade teve início na última segunda-feira (23.05), na Escola Liceu Cuiabano e reuniu alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Na terça foi a vez do Presidente Médici e na terça-feira (24.05), mais de 40 jovens participaram do evento no Nilo Póvoas. A programação ainda inclui a realização de encontros em mais quatro escolas da capital e cerca de oito, na cidade industrial.

Durante as atividades, a palestrante Laura Delgado de 17 anos, ressalta que os temas abordados visam incentivar a participação dos estudantes no projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Laura que hoje cursa o ensino superior é a atual deputada federal jovem de Mato Grosso (2010/2011). Ela foi eleita em agosto do ano passado quando era aluna do 3º ano do ensino médio do Liceu.

Em suas palestras ela conta a experiência pessoal como parlamentar e apresenta aos alunos os caminhos necessários para participarem do projeto que é realizado pela Câmara dos Deputados, em parceria com a Seduc.

“Para participar é necessária a apresentação de um Projeto de Lei (PL) federal. Este precisa estar voltado para alguma área de interesse social como: educação, saúde, meio ambiente, segurança pública, entre outros. Os projetos orientados pelas escolas devem ser encaminhados para a Seduc. O estudante que elaborar o melhor PL é escolhido para representar o Estado em Brasília, como deputado (a) jovem”, resumiu a estudante.

A assessora técnica da coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Telma Peres ressalta que as escolas devem encaminhar os PLs até o dia 20 de junho, para que possam ser encaminhados à Brasília para análise. “Os textos serão enviados ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que repassará à Câmara dos Deputados, cabe a eles escolherem os melhores de cada Estado”, destacou.

PROJETO DE LEI

Na atividade realizada no Nilo Póvoas, a deputada relatou que o PL apresentado por ela dispõe da “obrigatoriedade da oferta de serviço de acompanhamento social, educacional e profissional nas Escolas Públicas do país”. Esse trabalho seria feito mediante a contratação de psicopedagogos.

“Muitos alunos concluem o ensino médio sem nenhum tipo de orientação vocacional. Sem saber se pretendem fazer um curso superior ou técnico. Por isso, esses psicopedagogos trabalhariam no acompanhamento desses jovens bem como forneceriam apoio psicológico e pedagógico”, explicou.

Motivada com o exemplo de Laura, a estudante Thailza Garcia (16) pretende participar do PJB. Ela conta que está elaborando um PL sobre coleta seletiva. “A ideia é que as Escolas Brasileiras realizem essa coleta e que os estudantes também façam esse trabalho em suas casas. Os recursos arrecadados com a venda dos resíduos seriam aplicados nas próprias unidades de ensino”, disse.

A coordenadora da Escola Nilo Póvoas, professora Laura Nascimento destacou a importância do trabalho da Seduc no incentivo à participação no Parlamento Jovem. “Como educadores temos essa preocupação do relacionamento do jovem com a política. A maior parte deles tem opiniões negativas devido ao mau comportamento de muitos políticos. Mas cabe a juventude fazer a mudança nesse quadro”, destacou.

VIVÊNCIA

O Parlamento Jovem Brasileiro tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Este ano a programação será realizada no período de 26 a 30/09.

Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estarem matriculados e freqüentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em escolas públicas ou privadas.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114