Cuiabá | MT 29/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 26 de outubro de 2011, 22h11

Amepesca propõe modalidade 'Pesque e Solte' para Mato Grosso


A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, o secretário adjunto da Sedtur, Jairo Pradela, e representantes da Associação Mato-grossense de Ecologia e Pesca Esportiva (Amepesca) estiveram na tarde desta quarta-feira (26.10), no Palácio Paiaguás, em reunião com o governador Silval Barbosa. O objetivo do encontro foi entregar para o chefe do Executivo estadual uma proposta de alteração da Política Pública Estadual de Pesca Esportiva e Amadora do Estado.

Conforme o presidente da Amepesca, Marcos Vinícius Glueck, a proposta apresentada prevê que a pesca esportiva e amadora em Mato Grosso passe a ser exclusivamente na modalidade “Pesque e Solte”, excluindo-se a cota de abate. Também está sendo solicitada a proibição da captura, transporte, abate e comercialização de peixes, com consequente alteração na Lei 9.096, de 16 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a Política de Pesca no Estado. “Nossa intenção é que o “Pesque e Solte” seja implantado em todo o Estado”.

Para Marcos, a diminuição de peixes nas bacias hidrográficas de Mato Grosso está inviabilizando e desestimulando a atividade turística de pesca amadora, esportiva e profissional em Mato Grosso e causando dano ao meio ambiente. “Nosso Estado vem perdendo espaço para outros mercados que já adotaram esta medida”, afirma o presidente da Amepesca, destacando que só no ano de 2010, a Argentina recebeu mais de 70 mil brasileiros para o turismo de pesca. “Comprovadamente, 50 mil eram turistas que pescavam em Mato Grosso”, afirma.

O vice-presidente da Amepesca, Antenor Alves Júnior, explica que a Associação, com o apoio da Sedtur, reuniu-se com representantes da cadeia produtiva econômica e social da pesca, população e entidades públicas municipais de nove municípios do Estado para apresentar a proposta do “Pesque e Solte”. “As reuniões aconteceram de 1º a 23 de outubro deste ano. Ouvimos cidadãos de todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso e a proposta foi aprovada em todas as comunidades”, destaca Antenor.

A Sedtur ajudou a organizar a cadeia produtiva do turismo de pesca e a fundar a Amepesca para poder fomentar e incentivar a pesca esportiva em Mato Grosso, informa o secretário adjunto de Turismo, Jairo Pradela, destacando que “o governador se mostrou favorável à ideia e incentivará o projeto.

Reuniões

As reuniões foram realizadas nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Alta Floresta, Barão de Melgaço, Canarana, São Félix do Araguaia, Luciara, Barra do Garças, Nova Xavantina e Poconé.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114