Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 03 de abril de 2012, 08h03

Duplicação da Guarita irá facilitar deslocamentos da população de Várzea Grande


Governo de Mato Grosso assina ordem de serviço para a obra de duplicação da Estrada da Guarita, em Várzea Grande

A duplicação da Estrada da Guarita, que teve a ordem de serviço assinada pelo governador Silval Barbosa e o secretário da Copa do Mundo FIFA 2014, Eder Moraes, na tarde desta segunda-feira (02.04), faz parte do complexo de obras do Corredor Mário Andreazza, um conjunto de intervenções viárias que se tornou uma importante vertente e ficará como legado para a população da Baixada Cuiabana.

“Estamos cumprindo o compromisso assinado com a Fifa, mas acima de tudo queremos deixar uma herança e o legado como reconhecimento às cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Vamos integrar definitivamente essas duas cidades numa conurbação saudável”, disse o governador Silval Barbosa.

Com um extensão de 8,4 km entre o entroncamento com a avenida Ulisses Pompeu de Campos e a localidade da Passagem da Conceição, nos bairros Guarita I e II, em Várzea Grande, a nova estrada vai transformar a logística da região, facilitar o acesso ao centro da cidade sem passar pela avenida da FEB e fomentar o turismo na região. “A duplicação da Guarita mudará para melhor a forma de ir e vir dos varzea-grandenses”, comentou o secretário Eder Moraes.

Os moradores do bairro 24 de Dezembro, em Várzea Grande, Alzemir Flores e Valdemar Silveira, concordam que a obra não beneficiará somente quem mora na localidade, mas toda a população de Várzea Grande e Cuiabá. “Valoriza também a população ribeirinha e a região turística para quem vive da pesca,” disse a professora da rede pública.

OBRA

A Estrada da Guarita será duplicada em conformidade com o Plano de Mobilidade para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. A obra vai interligar a região central de Várzea Grande à localidade de Passagem da Conceição, importante ponto turístico da cidade. A duplicação facilitará a ligação entre o aeroporto e a Arena Pantanal, contribuindo para desafogar a Av. da FEB e criando uma alternativa de tráfego para o caso de uma interdição daquela avenida.

Também facilitará o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) de Várzea Grande, localizado na Barra do Pari. A distância entre o COT e a Arena Pantanal, palco dos jogos de 2014, será de 2,7 quilômetros. Dessa forma, será atendida também umas das exigências da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e o estádio de futebol.

Orçada em R$ 29,2 milhões o prazo para execução dos serviços será de 300 (trezentos) dias corridos, a partir da data da emissão da ordem de serviço. Neste trecho também está sendo executada a construção, duplicação e reforço de ponte em concreto armado sobre o rio Pari com 56,00 e 54,55m de extensão, localizado na Estrada da Guarita, nos Bairros Guarita I e II, em Várzea Grande.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114