Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 03 de abril de 2012, 08h57

Governo dá início a um dos maiores investimentos em obras para Várzea Grande


O governador Silval Barbosa assinou, nesta segunda-feira (02.04), a ordem de serviço de mais uma obra de mobilidade urbana entre Cuiabá e Várzea Grande, a duplicação da Estrada da Guarita. Orçada em R$ 29,2 milhões, a obra vai facilitar a ligação entre o aeroporto, a Arena Pantanal e o Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, além de melhorar o acesso à Passagem da Conceição, um dos pontos turísticos do Vale do Rio Cuiabá.
O trecho a ser duplicado tem 8,4 Km e vai do entroncamento com a avenida Ulisses Pompeu de Campos à Passagem da Conceição. Para Silval, a obra é parte de um grande trabalho de desenvolver a segunda maior cidade do Estado. “Queremos estruturar Várzea Grande em todas as áreas, não só com obras. Queremos que ela seja um polo educacional, por isso lutamos e conseguimos a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Na área da saúde abrimos, depois de oito anos, o Hospital Metropolitano. É nosso objetivo fortalecer a saúde de Várzea Grande e da região”.

Complexo de obras a ser executado em Várzea Grande, afirma Silval, é um dos maiores investimentos já realizados na cidade. Compreende a duplicação da Mário Andreazza e da estrada da Guarita, duas pontes sobre Rio Pari, além da via que será construída na região do bairro Chapéu do Sol, para atender os futuros campi da UFMT e do IFMT, em Várzea Grande. Sem esquecer do COT, que contará com um estádio de futebol, e da ampliação do Aeroporto Marechal Rondon. O prefeito do município, Tião da Zaeli, lembrou que a cidade cresce e todo dia tem uma exigência diferente. Especificamente em Várzea Grande, frisou, é necessário fazer com que o município atenda as demandas da própria população, para que ela não precise ir a Cuiabá para obter serviços básicos. E as ações que vem sendo realizadas pelo Estado, completou o prefeito, têm também esse objetivo.
Para Zaeli, tanto Várzea Grande quanto Mato Grosso ganham com a duplicação da Estrada da Guarita. “É um acesso importante entre as duas cidades. Assim, a obra vai proporcionar mais conforto. A partir do momento que você tem um trânsito mais organizado, avenidas bem elaboradas, você evita acidentes e demais prejuízos para a sociedade”, concluiu.

Mobilidade Urbana

Além da Estrada da Guarita, o secretário-extraordinário da Copa, Éder Moraes, destacou que são muitas obras programadas e já em efetivo andamento. “Aquelas não ainda não tiveram a ordem de serviço, estão neste momento em processo licitatório. A sociedade começa a enxergar e ver essa realidade. As obras e a Copa estão acontecendo, basta observar”.
Quanto às ações para desafogar o trânsito neste período, o secretário diz que é importante a população ir criando rotas alternativas, testando novos caminhos. “É importante também que durante as obras, as pessoas exercitem a solidariedade, dando carona para vizinhos. Um conjunto de ações da sociedade e do Governo pode ajudar e atenuar os impactos que as obras trarão em um primeiro momento”, finalizou.
Também participaram do evento de assinatura da Ordem de Serviço para a duplicação da Estrada da Guarita os secretários de Estado Francisco Vuolo (Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes), Nico Baracat (Cidades), Antônio Roberto de Moraes (Casa Militar), Carlos Rayel (Comunicação Social) e Teté Bezerra (Desenvolvimento do Turismo), além de parlamentares estaduais e federais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114