Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 04 de abril de 2012, 10h03

Secopa atende convocação de deputados e esclarece dúvidas sobre VLT


 

Crédito Fotográfico: Ednilson Aguiar/Secopa-MT 

Foram três horas de respostas a questionamentos dos parlamentares estaduais na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso desta terça-feira (03.04). O secretário da Copa do Mundo da FIFA 2014, Eder Moraes, e a equipe técnica da Secopa esclareceram dúvidas como o custo da implantação do novo modal de transporte público (VLT), formas de subsídio, tarifa e quanto à modalidade de licitação.

“Temos o acompanhamento de todos os órgãos fiscalizadores, o Tribunal de Contas da União e do Estado montaram uma estrutura dentro da sede da Secopa, portanto temos toda tranquilidade em estar aqui e dar satisfação à população e dirimir todas as dúvidas”, afirmou o secretário Eder Moraes.

A sessão, que estava marcada para o dia 27 de março e foi adiada para esta terça-feira a pedido dos deputados, começou por volta das 18h15 com uma apresentação geral das ações, projetos e obras que a Secopa tem conduzido em preparação à Copa 2014. Informações que têm sido amplamente divulgadas pela equipe da Secretaria para dar total transparência ao processo.

Além de ter oficialmente protocolado no dia 27 de março, na Primeira Secretaria da Assembleia Legislativa e publicado no site da Secopa, as respostas aos requerimentos feitos pelos deputados estaduais Luciane Bezerra, Zeca Viana e Percival Muniz juntamente com o senador Pedro Taques, a Secopa entregou um balanço geral das ações da Copa do Mundo impresso e em CD para cada um dos parlamentares.

Os deputados Zeca Viana e Luciane Bezerra reconhecem que têm dificuldades técnicas de compreender algumas respostas da equipe da Secopa, o que pode justificar a parlamentar ter protocolado por duas vezes o mesmo requerimento. Um no fim do ano passado e outro agora em 2012, com o questionamento já respondido.

As dúvidas foram principalmente no que se refere ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos, execução de obras, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante, uma nova modalidade adotada para obras da Copa 2014.

A deputada Luciane propôs a criação de mais uma comissão para acompanhar o processo de licitação do VLT que já está em curso. O secretário Eder Moraes não se opôs, mas explicou que a Assembleia Legislativa já tem uma comissão de acompanhamento às obras da Copa, o Ministério Público Estadual e Federal participam da Rede de Controle, portanto já existem fóruns criados para esse acompanhamento.

O processo licitatório para as empresas interessadas na implantação do VLT torna as propostas conhecidas (abertas) em uma sessão pública, agendada para o dia 23 de abril, na sede da Secopa, em Cuiabá. O secretário reforçou em vários momentos da sua apresentação na Assembleia que todos estão convidados para acompanhar esse processo. “Nós não temos absolutamente nada o que esconder. Que todos se façam presente, imprensa, parlamentares, sociedade civil organizada, população em geral”, argumentou o secretário.

VLT
A contratação para a implantação da nova modalidade de transportes prevê a execução de diversas obras de arte viária como a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes. Serão 22,2 km de extensão do trajeto do VLT, com dois eixos – CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro, com três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

“A participação é bem vinda, não senti nenhuma dificuldade em responder nenhuma das dúvidas. Vamos vencer todos os obstáculos para deixar para a população um transporte de qualidade”, destacou o secretário.

Eder Moraes foi acompanhado pela equipe técnica da Secopa. O adjunto de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, e o assessor de Mobilidade Urbana Rafael Detoni contribuíram na apresentação e nas respostas.

TRANSPARÊNCIA

A palavra de ordem nos preparativos do Mundial é celeridade e transparência. O governador Silval Barbosa determinou e a equipe da Secopa vem cumprindo à risca. No último mês já foram seis apresentações a segmentos, entidades e instituições.

Cada apresentação dura em média três horas dependendo do interesse e participação do grupo. Na semana passada os técnicos estiveram na Loja Maçônica e no Crea, na manhã desta terça-feira as informações foram prestadas também ao Ministério Pùblico de Contas, no Tribunal de Contas do Estado.

A sessão da Assembleia foi presidida inicialmente pelo presidente da Casa, deputado José Riva, e depois pelo vice Romualdo Junior. Os deputados Wagner Ramos, Dilmar Dal Bosco e Emanuel Pinheiro também usaram a tribuna e deram apoio ao processo de preparação para a Copa. Cerca de 10 parlamentares acompanharam os esclarecimentos da Secopa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114