Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Domingo, 08 de abril de 2012, 06h03

Obras da Copa devem atrasar instalação de radares em Cuiabá


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo (PTB), declarou que vai pedir o protelamento da data de implantação dos radares eletrônicos nas principais avenidas da capital para depois da Copa de 2014, da qual Cuiabá será uma das 12 cidades-sedes dos jogos. Ocorre que há mais de 15 dias, a administração municipal vem descumprindo uma decisão judicial que determinou a instalação do sistema de controle de velocidade.

A Justiça obrigou a colocação dos radares após a prefeitura descumprir dois Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE). Por isso, Galindo afirmou que na próxima semana irá até o MPE solicitar o adiamento do projeto e que a decisão judicial seja revista.

Ele argumentou em entrevista ao G1 sobre a dificuldade em se colocar o projeto em prática por causa das intervenções que já serão feitas nas avenidas e ruas da cidade durante as obras previstas no cronograma da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 de Mato Grosso (Secopa). "Vou tentar fazer um acordo com o MPE porque já serão mais de 20 grandes intervenções em virtude da Copa", enfatizou.

Apesar de se dizer contra o aumento da cobrança de tributos e de taxas, o prefeito pondera, porém, que é favorável à implantação de radares para tentar reduzir os indíces de acidentes na capital. Conforme a decisão da Justiça, os redutores de velocidade deveriam ser instalados até o final de fevereiro, no máximo, o que não ocorreu.

Conforme a decisão do juiz da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública, Márcio Aparecido Guedes, uma das medidas estabelecidas no acordo e que deverão ser cumpridas estão a realização de processo licitatório para contratação de empresa que instalará o sistema de fiscalização eletrônico de trânsito.

A previsão é que o dinheiro arrecadado com as multas dos radares eletrônicos deverá ser destinado a um fundo específico para desenvolver ações que contribuam com a diminuição da violência no trânsito. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114