Cuiabá | MT 08/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 13 de abril de 2012, 07h02

COB e governo de MT assinam convênio para OEs 2012


Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do governo de Mato Grosso assinaram nesta quarta-feira um convênio que prevê as responsabilidades de cada um na realização das Olimpíadas Escolares 2012 para atletas entre 15 e 17 anos. Ao todo, serão 13 dias de provas, entre os dias 25 de novembro e 8 dedezembro, nos centros esportivos da capital.

Pela previsão do COB, Cuiabá deverá receber aproximadamente cinco mil pessoas entre atletas, dirigentes e treinadores durante o evento. É a primeira vez que Cuiabá sedia uma edição das Olimpíadas Escolares e também será a primeira vez que o COB vai incluir uma nova modalidade esportiva na competição: o vôlei de praia.

             Governo do estado e representante do COB assinam convênio para realização das olimpíadas escolares (Foto: Josi Pettengill/Secom-MT )
Governo do estado e representante do COB assinam convênio para realização das Olimpíadas Escolares em Cuiabá (Foto: Josi Pettengill/Secom-MT )

Para o representante do COB, Edgar Hubner, Cuiabá tem todas as condições para sediar o evento olímpico.

- A equipe que esteve aqui aprovou as condições colocadas e a partir daí para a realização do evento será necessário a composição do Comitê Local e a adequação dos espaços necessários – salientou Hubner.

Para o evento, o COB prometeu investir mais de R$ 5,5 milhões em Cuiabá. Durante a competição, o órgão terá a responsabilidade de custear a estadia, alimentação e a infra-estrutura esportiva. Já o estado irá fornecer os locais para as competições no padrão do COB, facilitar a mobilidade urbana e toda a logística para o evento. Ao todo, o estado deverá investir aproximadamente mais de R$ 2 milhões.

De acordo com o secretário de Esporte do estado, José de Assis Guaresqui, apenas o ginásio Aecim Tocantins estaria em condições para sediar os jogos. Todo os outros espaços terá que passar por adequações.

- Temos muitas pequenas coisas para adequar. Com exceção do ginásio Aecim, que é referência em nível de país, intervenções serão feitas em quase todos os palcos – afirmou o secretário.

              Sede das OEs, Cuiabá passa por vistoria do COB (Foto: Reprodução/TVCA)
               Equipe do COB durante a vistoria em ginásios poliesportivos de Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)

Comitê Local

Para o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, as olimpíadas Escolares vão servir como experiência para os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

- Será um teste para nossa equipe para nós prepararmos esse grande evento que será a Copa do Mundo. Vão estar aqui 27 delegações e desde a recepção desses atletas até a segurança, organização e transporte vão ficar por nossa conta – definiu.

Barbosa anunciou ainda a criação de um Comitê Local para a organização dos jogos. Segundo o governador, todas as secretarias que compõem a estrutura do governo estarão representadas, inclusive, disponibilizando orçamento próprio para a realização das olimpíadas.

Oportunidades

Os atletas vencedores das olimpíadas escolares em Cuiabá terão a oportunidade de participar do Festival Olímpico da Juventude, que será realizado em Sydney, na Austrália, em 2013. A delegação brasileira será composta por 80 atletas e todos os custos serão pagos pelo COB. Já em 2014, será a vez dos Jogos Olímpicos da Juventude, na China. Para o diretor do COB, Edgar Hubner, a meta é que além desses eventos internacionais, os atletas garantam vaga nas Olimpíadas de 2016, que será em solo brasileiro, no Rio de Janeiro.

- O melhor desses eventos é a transformação que eles dão a esses jovens. A adequação desses jovens a essa nova realidade é ainda maior – finalizou Hubner.

As Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas, classificados através das etapas regionais, para uma competição de abrangência nacional.

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

A de 15 a 17 anos terá a partir da edição de Cuiabá 13 modalidades: inclui o vôlei de praia, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114