Cuiabá | MT 09/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 13 de abril de 2012, 09h02

SMTU ainda não sabe como o trânsito será organizado


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) ainda não possui estudos definidos de adequação do trânsito da capital durante as obras de mobilidade. Com o início das obras da Copa, a secretaria vai precisar adequar novas rotas para o tráfego, principalmente de ônibus. A medida pode afetar 200 mil usuários [do transporte coletivo] por dia em Cuiabá.

De acordo com o coordenador de fiscalização de trânsito, Rogério Taques, os estudos de casos de mobilidade urbana envolvem relocação de pontos de ônibus, mudança de rotas e horários, além de outros serviços, como sinalização horizontal e vertical, recapeamento e possível alargamento de vias para suportar o tráfego.

A SMTU alega que os estudos não podem ser iniciados sem que haja o plano de obra. O plano, segundo a secretaria, só será divulgado após a conclusão das licitação feitas pela Secopa. A SMTU não possui ações pré-estabelecidas para resolver os problemas que as obras vão causar ao trânsito de imediato.

De acordo com a Associação Municipal de Transporte Público (MTU), Cuiabá possui uma frota de 380 ônibus, Várzea Grande, 78 ônibus e uma frota intermunicipal de 92 veículos. Em Cuiabá e VG, segundo a MTU o sistema transporta cerca de 330 mil pessoas por dia, que dependem diretamente dessas mudanças de horários e trajetos.

Contudo, Rogério Taques, disse que a população será informada dessas mudanças. “Após os estudos, faremos as mudanças necessárias e vamos avisar a população, assim como é feita no caso das vias que foram pista de corridas em Cuiabá”.

VLT

Sobre o VLT, a SMTU afirma não saber exatamente os pontos de inicio e fim dos trilhos. Serão 22,2 km de extensão do trajeto do VLT, com dois eixos – CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro, com três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro. A secretaria alega que, sem o conhecimento total da obra não é possível estabelecer pontos de parada de ônibus.

O edital da obra do VLT foi relançado dia 07 de março e a abertura de propostas para a concorrência será no dia 23 deste mês. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114