Cuiabá | MT 13/05/2024
Cuiabá&VG
Terça, 24 de abril de 2012, 20h02

UFMT emite nota de pesar pelo falecimento da professora Norma Machado Costa


A Universidade Federal de Mato Grosso emitiu nota de pesar pelo falecimento da professora Norma Machado Costa, aos 64 anos, na última sexta-feira (20/04) em Belo Horizonte. 

Norma Machado lutava contra um câncer de pâncreas há mais de um ano e não resistiu, informa a professora Rosa Lúcia Rocha Ribeiro, da Faculdade de Enfermagem (Faen) da UFMT.

A professora Norma atuou com plenitude na assistência e no ensino da Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente por cerca de 40 anos, sendo muito respeitada no campo acadêmico e assistencial.

Professora aposentada pela UFMT, Norma foi uma das fundadoras do curso de Enfermagem da instituição, primeiro curso superior da área no Estado. Foi a primeira Enfermeira Pediatra de Mato Grosso e uma das primeiras profissionais com mestrado, contribuindo grandemente para o ensino. Ministrou aulas na Faculdade de Enfermagem da UFMT por mais de 25 anos, preparando para o cuidado de enfermagem pediátrica boa parte dos profissionais formados na região. Atuou também na gestão de enfermagem do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), influenciando sobremaneira no aperfeiçoamento de diversos processos de cuidado em Enfermagem, mas especialmente na Terapia Intravenosa em Pediatria, tema que publicou pelo Programa de Atualização em Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente (Proenf).

Atualmente trabalhava na Faculdade da Saúde e Ecologia Humana em Vespasiano (MG), onde foi admitida, em 2004, como professora da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente e, a partir de 2006, assumiu a Coordenação do Curso de Graduação Enfermagem da Faculdade.

Também era membro da Comissão Permanente de Assistência da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras.
A UFMT homenageia essa profissional de grande importância para a história da Universidade e da Enfermagem do Brasil e se solidariza com a família neste momento. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114