Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 26 de abril de 2012, 17h46

Unemat pode aderir ao Sisu para ingresso em 2013/1


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) pode aderir ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que leva em conta os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para os acadêmicos ingressantes já no primeiro semestre de 2013/1. Essa proposta foi aprovada pelos representantes dos campi da Unemat chamados para o I Fórum da Diretoria de Concursos e Vestibulares (Covest). A decisão ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Conepe) da instituição antes de ser homologado.

Caso o Conepe aprove a adesão ao Sisu, a Unemat vai continuar mantendo o vestibular tradicional do meio do ano para a seleção de acadêmicos ingressantes no segundo semestre. Essa decisão é apontada pela diretora da Covest, Ivanete Parzianello Carvalho, como uma medida de zelo. “A mudança sempre gera uma insegurança, por isso decidimos fazer um experiência com a adesão ao Sisu em uma entrada e manter o vestibular de inverno”, diz. Em todo caso, como a adesão ao Sistema de Seleção Unificado não é algo definitivo, em qualquer momento que a instituição desejar pode rever a adesão ou aderir também para a segunda entrada.

A diretora da Divisão de Processo Seletivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Marcia Regina Alvarenga, que esteve participando do Fórum explica que há dois anos a instituição aderiu ao Sisu e que neste período os resultados tem sido positivos. Um dos pontos que ela destaca é a contrapartida financeira oferecida pelo Ministério da Educação para as instituições que aderem ao modelo de Seleção Unificada. “Esse é um recurso que não pensávamos em ter e que é totalmente investido na assistência estudantil, como forma de manter o estudante na instituição”, relata.

Para Marcia Alvarenga, a decisão da Unemat em aderir ao Sisu em uma entrada demonstra certo zelo, mesmo assim ela acredita que os dois modelos de ingresso só devem ocorrer uma vez, até que a instituição tenha maior segurança. “O Sisu é um modelo que não tem volta, e se as universidades estaduais querem receber recursos do governo federal, elas devem participar dos processos e se colocarem no mesmo patamar das instituições federais”, avalia.

Modalidades diferenciadas e ensino a distância

A adesão ao Sistema de Seleção Unificada não contempla os cursos oferecidos pela Unemat em modalidade diferenciados como Parceladas, Indígena e também os cursos oferecidos na modalidade a distância. “A adesão ao Sisu é somente para os cursos regulares, os cursos diferenciados não foram objeto de estudo do Fórum neste momento”, explica a diretora da Covest.

Encaminhamento para o Conepe

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Maria Di Renzo, lembra que apesar do fórum não deliberar sobre o sistema de ingresso na Unemat, os apontamentos feitos pelos participantes e as discussões travadas em cada campi sobre o assunto servirão de diretrizes para os membros do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão definirem.

Além disso, a pró-reitora lembra que a decisão de aderir ou não ao Sisu é de cada instituição e que pode ser revista em qualquer tempo, mas ao mesmo tempo, ela apontou que o governo federal vem lançando programas e ações que privilegiam os estudantes que realizam utilizando a nota do Exame Nacional de Estudantes de Ensino Médio para concessão de bolsas, por exemplo.

O vice-reitor da Unemat, Dionei José da Silva, destacou como fundamental as discussões coletivas para propor mudanças de cenários. “É claro que existe um cenário nacional que influencia as decisões, mas nós temos que ponderar nossas particularidades e decidir pelo que consideramos o melhor”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114