Cuiabá | MT 03/05/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 03 de maio de 2012, 07h36

Programa Educomunicação terá exercício prático com estudantes


Um total de 18 alunos da rede estadual que participam das atividades promovidas pelo programa Educomunicação serão os responsáveis por realizar a cobertura educomunicativa da Conferência Estadual sobre os Direitos da Infância, que será realizada em Cuiabá, no fim do mês de maio. A proposta é resultado de uma ação coletiva entre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e os governos estaduais.

A ação será realizada em todos os estados e após o encerramento das conferências estaduais, 54 estudantes brasileiros serão levados a participar da Conferência Nacional, entre 11 a 14 de julho, em Brasília. A expectativa é a de que 500 alunos participem das discussões.

A técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos, da Secretaria de Estado de Educação, Marli Gouvêa, explica que serão escolhidos dez alunos para representar as unidades do interior do Estado e outros oito que são moradores das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger. A seleção será realizada mediante análise de um diagnóstico encaminhado para as unidades escolares que desenvolvem ações pedagógicas contempladas pelo projeto.

O desenvolvimento da atividade propõe reflexão socioeducativa no processo de formação e mobilização de crianças e adolescentes no processo de democracia, e discussão de mobilização pelos direitos sociais do cidadão, educação para a paz e de solidariedade.

Panorama em Mato Grosso

A proposta pedagógica do Educomunicação, desenvolvida desde 2008, emprega os veículos de comunicação como estratégia do fortalecimento no processo de aprendizagem. Atualmente 86 escolas desenvolvem as ações, mas o número será ampliado para 115, quando 29 unidades forem inseridas com aquisição de equipamentos para a implantação das ações. A aquisição será possível por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Estado e contrapartida do Governo do Estado.

“As atividades fortalecem o direito a comunicação, além de melhorar a capacidade de integração, de avaliação crítica e de capacidade de expressão de todos os participantes”, diz Marli. Em cada uma das unidades contempladas há um professor da Área de Linguagens atuando especificamente para a realização de projetos interdisciplinares dentro da proposta de trabalho do Educomunicação.
 




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