Cuiabá | MT 21/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 18 de maio de 2012, 14h53

5ª Caravana Bem Viver leva informações valorosas


A 5ª Caravana do Bem Viver veio contribuir com informações valorosas para os servidores do Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, que na maioria dos casos têm estilo de vida sedentário e casos na família de doenças como a diabetes e a hipertensão. Essas doenças aumentam os riscos cardiovasculares como o AVC (Acidente Vascular Cerebral), que acaba vitimando tanto pessoas maduras quanto as mais jovens.

A recepcionista Jéssica Rafaela de Andrade Silva, que perdeu a mãe por causa de problemas decorrentes da hipertensão e tem o pai vítima de diabetes, chegou à conclusão que a prevenção é o melhor remédio. Do mesmo modo, a colega Andréia Cavatti, que também é recepcionista no Fórum, já aprendeu que para evitar transtornos futuros deve “praticar exercícios físicos e moderar no consumo do doce e do sal”.

Ela compreendeu que os cuidados devem ser ainda mais rigorosos se os exames que fizeram na manhã desta sexta (18 de maio) apontarem alteração no colesterol ou na quantidade de glicose no sangue. “Com o resultado desses exames poderemos saber se daqui a alguns anos teremos essas doenças e assim poderemos prevenir”, salientou.

Ao ministrar palestra sobre o assunto, o clínico-geral do TJMT, Homero Florisbelo, também esclareceu muitas dúvidas dos servidores ao ministrar palestra no primeiro dia (17 de maio) da Caravana no Fórum da Capital. Ele observou que as doenças cardiovasculares são as que mais matam hoje em dia, por conta das vantagens trazidas pela tecnologia para a vida moderna. “As pessoas acabam não praticando mais exercícios físicos, pois acabam usando o elevador no lugar da escada e o controle remoto para ligar e desligar a TV sem sair do sofá”, observou. Além da necessidade do exercício físico, o profissional salientou a importância da moderação no consumo de bebidas alcoólicas e também a importância de não fumar.

Já o juiz diretor do Foro, Adilson Polegato de Freitas, ressaltou que ao promover a Caravana da Saúde e incentivar os cuidados com a vida saudável, a produtividade e a assiduidade aumentam entre os servidores e há um ganho dos dois, dos funcionários e das empresas. “Tendo esse trabalho preventivo vamos ter mais servidores trabalhando do que em casa com atestado médico”, ponderou.

Ontem, no primeiro dia da Caravana, a coordenadora do Programa Bem Viver, Maria Lúcia Aguiar, apresentou aos presentes o Programa Bem Viver e suas propostas. Idealizado pela atual gestão do TJMT, a iniciativa tem por objetivo propor um olhar diferenciado sobre as necessidades dos servidores do Poder Judiciário Estadual. Hoje, segundo dia da Caravana, foram realizados exames de sangue, aferição de pressão, medição da circunferência abdominal e traçado o perfil nutricional.
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114