Cuiabá | MT 30/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 25 de maio de 2012, 15h11

Alistamento poderá ser feito até o dia 31 de maio


O secretário da Junta de Serviço Militar (JSM) de Várzea Grande, Gonçalo Ciríaco da Costa, informa que o prazo para alistamento foi prorrogado para o dia 31 de maio. Jovens que neste ano completam 18 anos devem procurar o órgão que funciona na Prefeitura Municipal de Várzea Grande, das 7h30 às 12 horas, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira a unidade realiza outros trabalhos distintos da pasta, dentre elas a aquisição da segunda via de certificado.


O secretário da JSM lembra que nos anos anteriores a data limite para o alistamento era 30 de Abril, mas em 2012, excepcionalmente, o período foi ampliado. “Agora os jovens terão mais 30 dias para procurarem a junta militar”, destacou.


O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que o brasileiro completar 18 anos. Os jovens devem apresentar no dia do alistamento a Certidão de Nascimento original, Registro de Emancipação (No caso dos índios), comprovante de residência e uma foto 3X4 recente. Os jovens também devem estar atentos a data final para se alistar.


Quem se alistar dentro do prazo vai poder se apresentar no quartel para a seleção geral ainda neste ano. Aquele que perder terá que esperar para o ano que vem.

PRECEDENTE - O jovem que está cursando uma faculdade, no ato do alistamento militar poderá, caso deseje, solicitar o adiamento de incorporação até o término do curso. Atualmente, a legislação prevê que todos os formandos, mesmo que tenham sido dispensados do serviço militar, deverão apresentar-se, em caráter obrigatório, a um órgão da Junta de Serviço Militar para concorrer à Seleção Especial para a prestação do serviço militar.


Já os brasileiros que residem no exterior devem procurar o Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima de onde residem e realizar o alistamento.

 

PORTADOR DE DEFICIÊNCIA - Jovens que possuem alguma deficiência física, sendo notoriamente incapazes estarão isentos do serviço militar e receberão o Certificado de Isenção (CI). Os que apresentarem deficiência temporária recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Contudo, em ambos os casos, são obrigados a realizar o alistamento militar.

 

JUNTA MILITAR - Órgão da Prefeitura Municipal, cuja instalação, manutenção e funcionamento da mesma são de responsabilidade do município. O presidente da JSM é o Prefeito Municipal, tendo como secretário e principal executivo, um funcionário da Prefeitura Municipal, de reconhecida idoneidade moral.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114