Cuiabá | MT 19/05/2024
Cuiabá&VG
Terça, 26 de junho de 2012, 19h46

Senai-MT moderniza unidade em Cuiabá para melhor atender à indústria



Com uma arquitetura moderna e funcional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) inaugura em 2013 o novo prédio do Senai-Cuiabá, localizado na avenida 15 de novembro. A obra está em andamento desde o início deste ano e prevê a revitalização da Unidade Operacional, incluindo a construção do Centro de Eventos Senai e modernização da Faculdade de Tecnologia (Fatec). "A obra integra o Programa de Modernização do Senai-MT, que visa à ampliação, a instituição, atualização tecnológica dos ambientes de ensino e de prestação de serviços, além de investimentos no capital humano", explica o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo.

Ele destaca, ainda, que, ao todo, o Senai-MT investiu mais de R$ 20 milhões em obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos e capacitação de pessoas nos últimos quatro anos, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento à indústria mato-grossense. "A partir deste ano, nosso foco é a ampliação de todas as unidades do Estado, iniciando pelo Senai-Cuiabá, onde serão destinados R$ 35 milhões para a modernização da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Senai-Cuiabá e a construção do Centro de Eventos Senai".

Quanto à construção, Gilberto Figueiredo pede a compreensão dos alunos e da população, uma vez que toda obra gera certo desconforto a quem precisa conviver com ela. Um exemplo é o uso do tapume (divisória de isolamento) como medida de proteção para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, dos pedestres e dos estudantes do Senai-Cuiabá. A intervenção é necessária porque a fachada da obra será elevada até 16m de altura e, para que os serviços de altura sejam realizados com segurança, a NR-35 prevê esta medida de proteção e isolamento da área de trabalho, evitando riscos de quedas de materiais, equipamentos e ferramentas. Tão logo seja concluída esta fase da obra, o tapume será removido do local.

Com a modernização, a população será beneficiada com uma nova estrutura, totalmente adaptada e modernizada para abrigar o Centro de Eventos Senai. O prédio terá infraestrutura flexível para realização eventos de pequeno e/ou grande porte. A área total passará de 7.474,62 m2 para 37.383,44 m2, ampliando a capacidade de pessoas de 450 para 1.600. O estacionamento, hoje com 160 vagas disponíveis, passará a abrigar 677 veículos em um edifício garagem com oito andares e duas salas executivas. Também serão construídas duas cozinhas industriais para o suporte à alimentação do público e banheiros.

"Cuiabá é caracterizada pelo turismo de negócios. Constantemente, a cidade é sede de grandes eventos, e ainda temos a expectativa da Copa do Mundo em 2014. Mas, mesmo assim, temos carência de espaços para abrigar a infraestrutura e as pessoas que participam destes eventos. Com o Centro de Eventos Senai, a população e os visitantes terão mais uma opção, com o diferencial do conceito arquitetônico, que une o que é mais arrojado, funcional, confortável e seguro que existe no mercado hoje", complementa Gilberto Figueiredo.

Outro diferencial do Centro de Eventos Senai será a flexibilidade para montagem e/ou desmontagem de diferentes espaços e o sistema de iluminação, que proporcionarão opções variadas de layout e decoração, adequadas às necessidades de cada evento. Com este caráter funcional, haverá possibilidade de realização de vários eventos simultâneos ou de um único grande evento. Um exemplo é a integração do térreo do edifício garagem ao auditório central e ao foyer, de modo que estas estruturas complementem-se em um evento que reúne seminários e feira com expositores. Quanto ao sistema de iluminação, será usada uma tecnologia similar à do estádio Allianz Arena, localizado na Alemanha, onde ocorreu o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2006 e lembrado por trocar de cor a cada partida.

Em relação à Fatec, serão 3.022,86 m2 metros quadrados de área construída em um novo bloco, aumentando o número de ambientes de ensino, de 25 para 46, além da revitalização da fachada do prédio. Em seu primeiro ano de existência, a Fatec Senai-Cuiabá oferece três cursos na área de alimentos credenciados e autorizados pelo Ministério da Educação (MEC): Agroindústria, Processamento de Carnes e Laticínios. E, além da infraestrutura moderna para atender à indústria, a instituição inova também na política pedagógica, utilizando tablets como recursos didáticos na educação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114