Cuiabá | MT 19/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 29 de junho de 2012, 19h57

Modelo recebe certificado de destinação correta de resíduos de informática


A evolução da tecnologia dos computadores, celulares e materiais tecnológicos em geral, misturados ao consumismo cada vez mais acelerado, faz com as pessoas troquem esses equipamentos com mais frequência a cada dia. Em empresas a situação é similar e, pensando nisso, o Grupo Modelo vem fazendo o correto armazenamento dos resíduos de informática para que eles tenham a destinação correta.

Desta forma, no dia 26 de junho, o Modelo recebeu certificado de destinação correta dos resíduos de informática pela empresa Brasil Reciclagem. Foram mais 9.250 itens, acumulados desde 2009, que não foram parar na natureza e deixaram de poluir o meio ambiente com chumbo, cádmio, mercúrio, fósforo e o próprio plástico, entre outros elementos que são extremamente prejudiciais ao ecossistema.

Quando em contato com o solo, esse tipo de material contamina o lençol freático. Quando queimados por sucateiros à procura de metais valiosos como cobre e ouro, emitem toxinas nocivas ao homem e ao meio ambiente. Logo, este tipo de lixo não deve, em hipótese nenhuma, ser descartado em qualquer lugar. Ele precisa de um cuidado especial.

“Demoramos muito tempo para achar uma empresa que pudesse dar conta de todos os nossos resíduos e que fosse séria e responsável. Sempre nos preocupamos com a destinação dos nossos resíduos de informática, essa é uma postura tradicional do Modelo, pois temos um grande Programa de Responsabilidade Socioambiental”, disse o vice-presidente do Grupo Modelo, Aldecir Magalhães.

Ele conta ainda que, parte do material, em plenas condições de uso, já havia sido doado para uma ONG algum tempos atrás. “Nós fazemos a nossa parte, gostaríamos que o governo também fizesse a dele de alguma maneira”, critica o empresário.

O gerente de informática do Modelo, Alessandro Monge, conta que houve uma minuciosa procura pela empresa correta para a destinação dos resíduos, até a escolha da Brasil Reciclagem. “Estou muito satisfeito por ter certeza da destinação correta dos resíduos tecnológicos e, com isso, a preservação do meio ambiente”, explica.

Há rumores no mundo digital de que, em breve, os fabricantes de materiais eletrônicos terão de recolher tudo que for produzido em suas empresas, alguns já estão adotando essa postura. Por hora fica a expectativa de que consumidores, fabricantes e o próprio governo tenham a consciência de assumirem a responsabilidade sobre a destinação correta dos resíduos eletrônicos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114