Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 16 de julho de 2012, 21h01

Aula inaugural conta com a participação de 1.5 mil varzea-grandenses


Com objetivo estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social, e visão empreendedora, a secretaria de Assistência Social de Várzea Grande realizou a “Aula Inaugural”, dos cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente por intermédio do Programa Federal “Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã”. A solenidade ocorreu no Várzea Grande Tênis Clube, na última sexta-feira (13).

O Programa é fruto da parceria com o Governo Federal através do Ministério do Trabalho, com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, junto a secretaria de Assistência Social, e desenvolvido pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico de Mato Grosso (Fundetec). O programa visa ampliar oportunidade profissional aos jovens preparando e proporcionando a chance de inserir-los no mercado de trabalho várzea-grandense.

O Senador da República, Pedro Taques enfatizou o papel da educação e formação como agente transformador da sociedade. Além disso, ele também destacou a necessidade de fiscalização e correta aplicação dos recursos do programa. O senador é o principal articulador do programa em Mato Grosso, que beneficiará mais de 10 mil jovens.

"Os jovens precisam de oportunidades e isso se dá com educação, investimento na formação. Os alunos que aqui estão terão uma profissão a seguir, mais oportunidade de trabalho e diferencial na hora de arrumar emprego, pois terão qualificação. Por isso peço a vocês que não desistam do curso, sigam até o fim”, incentivou o senador.

O secretário de Assuntos Estratégicos e Comunicação, Yênes Magalhães, disse que a administração irá buscar parcerias com empresários da cidade no sentido de que abram as portas para contratação desses jovens.

“Várzea Grande é pioneira na implantação do Programa, peço que os jovens não desistam desta qualificação gratuita, quanto mais cursos fizerem, mais oportunidades de trabalho vocês terão. Educação está acima de tudo, ressalta Yênes”.

Bernadete Miranda, secretária de Assistência Social discursou sobre acessos aos serviços sociais que é de direito do cidadão. “O grande desafio dos jovens é a permanência nos cursos, mas recomendo que abrace esta oportunidade. O ser humano busca a evolução para resolver problemas e tentar soluções”.

 

EMPREGO E RENDA - O Projovem Trabalhador, é um curso que prepara o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Participarão do programa jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100 reais durante seis meses, camisetas, um kit escolar, lanche e vale transporte, mediante comprovação de freqüência.

Os cursos de qualificação serão de 300 horas/aula, com 25 alunos por turma, ministrado em cinco bairros na cidade.

A equipe técnica do Projeto irá indicar para as vagas de emprego alunos que obtiveram melhor aproveitamento nos cursos. Há obrigação de inserção é de pelo menos 30% dos alunos no mundo do trabalho.

As 1000 vagas serão distribuídas entre os cursos de: Administração (200), Alimentação (100), Beleza e Estética (90), Construção e Reparos (80), Gráfica (80), Serviços Domiciliares (80), Telemática (100), Turismo e Hospedagem (250).

A Aula Inaugural contou com apresentações culturais do grupo de Siriri Nhana Santa, do Bairro Canelas; Projovem adolescente, Coletivo Marajá; Coral Véspera; e também com a presença de secretários municipais, assessores, coordenadores, funcionários da equipe da prefeitura, alunos do programa e familiares. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114