Cuiabá | MT 12/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 24 de maio de 2013, 07h49

Fiemt comemora a 'Semana da Indústria', em Cuiabá


Em comemoração ao ‘Dia da Indústria’, celebrado nacionalmente em 25 de maio, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) promoveu, na noite do dia 22/05, no Hotel Odara, uma palestra com o economista Paulo Rabello de Castro, que contou com a participação de 400 convidados, entre empresários de diversos setores econômicos e políticos, incluindo o governador Silval Barbosa e o prefeito da capital, Mauro Mendes.

A palestra compõe uma das programações da ‘Semana da Indústria’, promovidas pela instituição em alusão a essa importante data para o setor. Na ocasião, o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, ressaltou a importância da indústria de Mato Grosso na economia brasileira, que apresenta índices de crescimento acima de 10%. Ele destacou que o Estado é o quarto maior exportador do país e o segundo no ranking da balança comercial. “Motivos para comemorar temos de sobra, mas motivos para continuar trabalhando e ajudando Mato Grosso a crescer temos muito mais”, enfatizou o presidente.

Para o governador do Estado, o setor produtivo industrial de Mato Grosso é responsável pelo crescimento vertiginoso dos últimos anos. “Temos comemorado índices de crescimento comparáveis aos da China. Temos uma cadeia importante no agronegócio e no setor mineral. Tenho certeza que vamos continuar crescendo nesse ritmo acelerado”, afirmou. Também com a mesma visão de crescimento, o prefeito de Cuiabá destacou a importância do setor para o desenvolvimento estadual. “A indústria está umbilicalmente ligada ao setor do agronegócio. Tenho certeza que o setor pode crescer ainda mais, e assim continuar fortalecendo o Estado”.

O doutor em economia pela Universidade de Chicago, Paulo Rabello de Castro, ministrou uma palestra sobre o desenvolvimento da economia do Estado e apresentou dados que confirmam o bom desempenho. “Em um comparativo entre o país, o Centro-Oeste e Mato Grosso, o Estado está em um ritmo muito maior. Deixou os outros para trás”.

Castro destacou o potencial que a região tem para ampliar o setor industrial, mas alerta: “Mato Grosso tem muito território para pouca indústria, e tem pouca mão-de-obra pra muita indústria. Temos território, riqueza e potencial para chegar muito além, mas não temos gente. E esse é um ponto que deve ser estudado com atenção para continuar esse crescimento”.

De acordo com Milan, o trabalho do Sistema Fiemt tem contribuído efetivamente com o fortalecimento da indústria, ao defender a inovação e oferecer os serviços da própria Fiemt, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que tornam as empresas mais competitivas no mercado.

“A competitividade aumenta ao passo que o empresário vem se capacitando para o mercado. As novas oportunidades, os investimentos em qualificação, na saúde e na segurança dos seus trabalhadores e a necessidade de inovações constantes, promovem o ambiente propício ao crescimento e à produtividade”, explicou Milan.

Durante o evento, foram entregues os prêmios sorteados durante a Festa do Trabalhador da Indústria do Sesi, realizado em Cuiabá no dia 30 de abril, dentre eles um carro 0 km, um caminhão de móveis e motos 0 km.

O evento promovido pela instituição contou com a participação de diretores, conselheiros e executivos do Sistema Fiemt, presidentes dos sindicatos patronais industriais, empresários e autoridades políticas estaduais e municipais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114