Cuiabá | MT 26/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 10 de setembro de 2013, 18h28

TCEstudantil proporciona aula de cidadãnia aos estudantes de Cuiabá, VG e Livramento


O projeto TCEstudantil reuniu 207 estudantes do Ensino Fundamental II-5º ao 9º ano e Ensino Médio do 1º ao 3º ano do projeto Bombeiros do Futuro de Cuiabá, Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento. A visita aconteceu nesta terça-feira, 10/09 quando foi realizada a sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Os estudantes foram saudados pelo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, que comentou da importância dos jovens conhecerem e aprenderem como funciona a instituição para que possam levar esse conhecimento para suas vidas e para a sociedade.

O conselheiro substituto ,Isaías Lopes, agradeceu a oportunidade de dialogar com os visitantes do projeto TCEstudantil, “pois temos oportunidade de mostramos como o TCE-MT contribui para a sociedade, além de despertar a consciência cidadã à sociedade e aos jovens,verdadeiros formadores de opinião ."" Aqui vocês vão aprender um pouco mais de como se tornar um cidadão melhor e saber que o TCE tem o papel fundamental de fiscalizar os recursos públicos”, disse.

Em seguida, os alunos foram ao Espaço Cultural Liu Arruda onde assistiram ao vídeo institucional e receberam o gibi “Uma lição de cidadania"".

O estudante do 1º Pelotão de Cuiabá, João Vitor disse que não tinha conhecimento nenhum de como poderia ser o TCE- MT . ""Agora já consigo ter uma visão maior e saber como o cidadão pode ficar por dentro das ações da prefeitura, do governo do Estado. O mais importante é sabermos que tem pessoas que ainda olham por nós, cuidando do dinheiro dos impostos de nossos pais,”finalizou.

O cabo do 3º Pelotão de Várzea Grande, Jerffersson Werley de Melo achou muito interessante a visita, pois conheceram como são decididas as contas públicas e como é feito o seu controle.""´As escolas deveriam vir ao TCE para ver in loco com é o seu funcionamento. Para os alunos é muito distante e visitando-o fica mais próximo da realidade"",concluiu.

Para o 1º Sargento Marconi Carvalho, do 4° Pelotão de Nossa Senhora do Livramento-Quilombo Mata Cavalo,"" nós somos do interior do interior, a maioria dos alunos não conhecem sequer Cuiabá. Nunca visitaram o TCE, Assembléia Legislativa ou Tribunal de Justiça e hoje , eles estão tendo uma verdadeira aula de cidadania e vão aprender no seu dia a dia com o poder público deve utilizar o dinheiro público.""

O projeto TCEstudantil, também recebeu o Coral Peti-Programa de Erradicação do Trabalho .O projeto conta com 122 crianças com idade entre 07 a 14 anos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114