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Quinta, 07 de novembro de 2013, 21h41

VLT só deve ser exibido ao público nesta sexta-feira


Desde a manhã de quarta-feira no pátio do Porto Seco, no Distrito Industrial, onde está dividido em três carretas especiais, primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos que rodará em Cuiabá e Várzea Grande a partir de 2014, só deve ser exibido ao público na manhã desta sexta-feira. A composição já passou pelo processo de desembaraço aduaneiro, no entanto, o governador Silval Barbosa prepara uma agenda para o transporte dos vagões até o Centro de Manutenção, em Várzea Grande. Com o argumento de que `trata-se de uma conquista histórica para a população do Estado`, Silval planeja um `desfile` dos vagões pelas principais vias da capital.

A assessoria do governador Silval Barbosa informou na manhã desta quinta-feira, que a apresentação dos vagões à população da capital dependia apenas da agenda do governador. Uma outra fonte informou que devido a compromissos durante o dia, o governador optou por adiar a exibição do VLT na manhã desta sexta-feira. A informação ainda é extraoficial, mas tudo aponta para o adiamento. A assessoria do governador deve divulgar nota, nas próximas horas, falando sobre a programação.

Enquanto isso, está tudo pronto, no CM para receber os vagões. Cerca de 500 metros de trilhos foram assentados para acomodar a primeira composição. Nos próximos dias, mais 2 quilômetros serão concluídos para que o trem possa executar todos os testes. Ao todo, o CM demandará a instalação de 10 km de trilhos vignole, distribuídos em vários pontos por onde os VLTs vão trafegar: no pátio de estacionamento, unidade de inspeção diária, prédio para lavagem dos trens, centro de manutenções (oficina para revisão). Além disso, haverá um espaço reserva onde será possível deixar os VLTs, separadamente da linha dedicada ao pátio de estacionamento.

A primeira fase dos trabalhos envolveu armadores, soldadores, carpinteiros, montadores e pedreiros, sem contar profissionais de segurança do trabalho, encarregados e engenheiros.De acordo com o Consórcio construtor, o trabalho é bastante minucioso e demanda atenção total da equipe de engenharia. “A execução do trabalho é monitorada o tempo todo para manter a total qualidade da obra. Antes da implantação definitiva dos trilhos, a equipe de engenharia realizou o mesmo procedimento em caráter de teste, envolvendo 12 metros de trilho, totalmente bem sucedido”, informa o Consórcio. 




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