Cuiabá | MT 28/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 09 de novembro de 2013, 09h08

Sistemas da Auditoria Geral despertaram o interesse de mais um estado


As ferramentas de tecnologia da informação utilizadas pela Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) despertaram o interesse do órgão de controle interno de mais um Estado: o Espírito Santo. O secretário-auditor geral de Mato Grosso, José Alves Pereira Filho, recebeu ofício da secretária de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont/ES), Angela Maria Soares Silvares, a qual solicita explanação técnica das ferramentas.

Angela Silvares afirmou no ofício que a apresentação objetiva oportunizar aos auditores das áreas de Controle, Transparência, Ouvidoria e Correição e aos técnicos do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santos conhecerem os sistemas para que seja avaliada a possibilidade do estabelecimento de cooperação técnica com Mato Grosso para cessão dos aplicativos.

O secretário-auditor geral do Estado ressalta que é motivo de orgulho para o Governo de Mato Grosso quando outras unidades da Federação demonstram interesse em conhecer as boas práticas do Estado. “Ficamos satisfeitos que o trabalho desenvolvido pela AGE desperte o interesse de outros estados. Teremos prazer em compartilhar as informações e, se for o caso, os aplicativos”, disse, ressaltando que órgãos de controle interno dos estados do Acre, de Roraima e do Ceará também já manifestaram interesse em conhecer os sistemas.

José Alves destacou que o uso de ferramentas de tecnologia da informação vem reforçando a atuação preventiva e orientativa da AGE para a melhoria da prestação dos serviços à sociedade. Uma das inovações é o Sistema de Controle Interno (SCI), o qual agrega informações e dados de maneira padronizada sobre os trabalhos já finalizados e em andamento na AGE por área de controle (gestão de pessoal, convênios, contabilidade, obras etc).

Com essa ferramenta, as equipes de auditoria podem aproveitar dados, informações e análises para o levantamento de outras situações, de forma a se evitar a sobreposição de ações (retrabalho) e a otimizar as atividades de controle interno e auditoria. O sistema permite o acompanhamento do trâmite de todos os tipos de ordens de serviços. “Trata-se de uma importante ferramenta para gerar relatórios com estatísticas para subsidiar o planejamento das atividades de auditoria”, comentou José Alves.

Desenvolvido por técnicos do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) com o apoio da Superintendência de Auditoria em Tecnologia da Informação da AGE, o SCI está em produção desde janeiro de 2013.

GERENCIAMENTO DE RISCOS

Outra ferramenta é um sistema de gerenciamento de riscos da despesa das secretarias/entidades do Governo de Mato Grosso. O sistema gera as chamadas trilhas eletrônicas, ferramentas capazes de detectar indícios de irregularidades por meio do cruzamento de diversas bases de dados e informações.

Tais ocorrências são analisadas, isoladamente ou em conjunto, com vistas, principalmente, a prever situações futuras que poderiam ocasionar prejuízos ao Estado, de forma a permitir providências antecipadas. O sistema possibilita aos auditores averiguarem, por exemplo, a existência de relações pessoais entre sócios de uma empresa e os servidores do órgão que a contratou; a conformidade de pagamentos de servidores, indenização de licença-prêmio, licenças para tratamento de saúde, contratos temporários etc.

Em desenvolvimento pela Coordenadoria de Diagnóstico e Inteligência da AGE, o sistema contemplou inicialmente ao setor de auditoria em pessoal e previdência e gradativamente está sendo estendido às demais áreas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114