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Terça, 26 de novembro de 2013, 17h04

Setores público e privado se unem para fomentar geração de negócios na Copa 2014


A ampla visibilidade da Copa do Mundo despertará atenção de investidores internacionais ligados a diversos segmentos empresariais

 

 

 

A Copa do Mundo como oportunidade de geração de negócios em Mato Grosso. Essa é a meta dos setores público e privado que participaram na manhã desta terça-feira (26.11) do 1º Encontro Novos Negócios, realizado no auditório da Secopa, em Cuiabá (MT).

Para mostrar as estratégias que podem ser usadas para fomentar os investimentos, o coordenador de Marketing e Relacionamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex), Diogo Akitaya, expôs números acerca do trabalho desenvolvido na Copa das Confederações 2013. A Apex convidou para o evento 1.406 empresários de 70 países, sendo 504 nacionais. As rodadas de negócios resultaram na movimentação de US$ 1,8 bilhão, beneficiando diversos setores da economia brasileira.

“Esse trabalho só dá certo se houver uma parceria com o setor privado, pois é o empresário que fecha o negócio”, disse Akitaya ao explicar que a Apex está à disposição para dar o apoio necessário para Mato Grosso.

O representante da Apex comentou ainda a importância de trazer o empresário estrangeiro para o universo regional, conhecer a nossa cultura e nossos negócios nesse contexto da Copa do Mundo. Isso porque muitos nunca estiveram no país e, às vezes, desconhecem a realidade brasileira.

“Precisamos aproveitar esse momento único para agregar valor ao evento e deixar mais um legado para a população mato-grossense, pois os novos negócios geram empregos, renda e também tributos que beneficiarão toda a coletividade”, frisou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

Os potenciais do Estado foram apresentados por representantes das áreas de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento do Turismo, MT Participações S/A e MT Fomento. Instituições bancárias, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco também destacaram as suas respectivas atuações no âmbito regional, como linhas de créditos e previsão de expansão até a Copa do Mundo.

O evento contou ainda com a participação da Fiemt, Metamat, Famato, Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso) e da Secretaria de Logística Intermodal de Transportes.

“Precisamos trabalhar e não deixar esse momento só no discurso. Precisamos formatar como vamos vender”, alertou Guimarães.

O gerente do projeto Novos Negócios, ligado à Secopa, Múcio Ribas, encerrou a reunião lembrando que novos encontros vão ser realizados para fortalecer as parcerias e definir o modo de atuação no período do Mundial de 2014, em Cuiabá. “O resultado obtido hoje foi satisfatório, já que recebemos um volume muito grande de informações. Com isso, vamos afinar as estratégias e realizar agendas semanais com os parceiros para que possamos atingir bons resultados no ano que vem”, concluiu. 




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