Cuiabá | MT 12/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 29 de novembro de 2013, 08h38

Campanha pelo fim da violência contra as mulheres realiza atividades em Cuiabá


Programação inicia às 8h e segue até às 17h com realização de feira e abaixo-assinado

A Campanha 16 dias pelo fim da violência contra as mulheres realiza atividades hoje (29), na praça Alencastro, em Cuiabá. A programação inicia às 8h com a realização de feira, distribuição de material e coleta de assinaturas para combater a violência, que agride física e emocionalmente o público feminino. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a prevenção e denúncia dos crimes.

O Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (Fammt), que reúne várias entidades da sociedade civil organizada, promove o evento em um dos locais públicos mais movimentados da Capital. A grande circulação de pessoas pelo local deverá despertar sobre o tema da violência contra a mulher, que agride mulheres, famílias e toda a sociedade, em várias partes do mundo.

A secretária de organização sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Marli Keller, explica que a Campanha é internacional, ocorrendo em vários países e diz que a informação tem sido fundamental para levar os casos de violência contra a mulher ao conhecimento da Polícia e dos órgãos de defesa dos direitos humanos. Da mesma forma toda sociedade estará mais alerta quando souber que tipos de situações podem levar à prática de violência contra a mulher.

No dia de atividades na praça Alencastro nesta sexta-feira (29) estarão presentes trabalhadores da agricultura familiar de Acorizal, promovendo a feira da economia solidária, com oferta de produtos alimentícios e artesanais típicos da região. Ainda será promovido o abaixo assinado do compromisso dos homens pelo fim da violência contra as mulheres.
Integram o Fammt, entidades como o Sintep/MT, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM).

Evento

A Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi lançada em 1991 pelo Center for Women's Global Leadership - CWGL (Centro de Liderança Global de Mulheres), exigindo a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. É desenvolvida anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro, com milhares de organizações participando do evento em mais de 154 países. O período da campanha foi escolhido por conter datas importantes e simbólicas para as mulheres do mundo inteiro.
No Brasil, a campanha tem início no dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e abarca a data de 25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, marcada pelo assassinato brutal das irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza, que ficaram conhecidas como "Las Mariposas", ativistas pela liberdade política em seu país, a República Dominicana, governado por Rafael Leônidas Trujillo de 1930 a 1961, conhecido por matar todos os opositores." 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114