Cuiabá | MT 09/05/2024
Cuiabá&VG
Terça, 10 de dezembro de 2013, 11h05

Instituto Jaiminho ministra Curso Técnico em Guia para de Turismo em Várzea Grande


.

Ao todo, foram ofertadas 40 vagas e os novos profissionais serão registrados na Embratur, após formados.

O ensino superior não é o único atalho para o mercado de trabalho. Os cursos técnicos têm altos índices de empregabilidade que chegam a quase 80%, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal. Preocupada com a falta de profissionais em turismo no município de Várzea Grande, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec/VG) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) lançou semana passada, no plenário da Câmara Municipal, o curso profissionalizante para guias turísticos no município. O curso que iniciou em 25 de novembro terá a duração de 18 meses, o encerramento está previsto oara março de 2015.

O curso está sendo ministrado no instituto Jayme Campos (Jaiminho) no período noturno para 40 alunos que tem idade a partir de 18 anos. Não se exigiu o ensino médio para que o candidato fizesse a matricula e as inscrições foram realizadas na Sedec da Prefeitura.

Os novos formados irão atuar como guias turistas em Várzea Grande e pode trabalhar em outras cidades brasileiras. Os respectivos registros de guias de turismo serão feito na Secretaria de Estado de Turismo e na empresa brasileira de Turismo (Embratur).

É o que afirmou Luís Miguel Cardoso, coordenador geral das escolas técnicas da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Segundo ele, o curso foi uma preocupação do Governo do Estado em qualificar novos profissionais para atuar em Várzea Grande, com a proximidade da Copa do Mundo 2014. “Foi uma solicitação do Conselho de Turismo do estado (Contur) e a intenção é que até a copa do mundo, os alunos já possam estar trabalhando como estagiários”, disse o coordenador.

De acordo com a turismóloga e professora, Katiúscia Camargo, o curso terá 986 horas/aulas práticas e 160 horas de estágio supervisionado e ainda 60 horas de aulas de inglês e espanhol, respectivamente. “O curso além de oferecer oportunidade de emprego para os formandos, irá difundir o turismo no município”, disse a professora ao revelar que 10% dos alunos já atuam como guias turísticos e que precisavam da qualificação.

Para a coordenadora do curso, Estela de Freitas Matos, a qualificação vai suprir a falta de habilitados no mercado profissional, “sem dúvida nenhuma vamos conseguir a falta desses profissionais”, afirmou à coordenadora.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec/VG), João Carlos Hauer, com o curso de qualificação, haverá um incremento na procura pelo turismo no Estado e Várzea Grande, com isso, a cidade será beneficiada. “Mato Grosso será uns dos estados de destaque mundial depois da Copa, e por isso, os novos formandos ajudarão nesse novo contexto”, enfatizou o secretário que prevê também incremento na renda familiar após o curso de qualificação.

Para o presidente da Câmara dos Vereadores de Várzea Grande, Valdir Bento da Costa, também presente no evento, o município terá um incremento com a vinda de turistas para o município e os novos profissionais ajudarão a alavancar essa receita. “Por isso recomendo que lutem para vencer obstáculos e não desistem do curso”, disse o parlamentar.

Também estiveram presentes no lançamento do evento o vereador Clairo Celestino Batista (Ferrinho) e secretário do Meio Ambiente e Agricultura, Versides Sebastião de Moraes.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114