Cuiabá | MT 09/05/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 11 de dezembro de 2013, 15h07

Lixo, dependentes químicos e insegurança avizinham a sede da CNBB em Cuiabá


.

Alberto Romeu
Da Redação

É crítica a situação de segurança pública e limpeza urbana nas imediações da sede da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, regional Oeste 2) em Cuiabá, instalada na rua Tereza Lobo, no bairro Consil. Dependentes de drogas ocupam as imediações no que já é chamado de cracolandia de Cuiabá. Não bastasse isso, virou rotina jogarem lixo e entulho em uma rua lateral a sede da instituição.

O local é sede semanalmente de encontros pastorais, quando reúne em média 100 pessoas vindas do interior de Mato Grosso, de outros estados e até outros países. Na semana passada havia representantes de Curitiba no Encontro da Assembléia Pastoral da Criança.

A irmã Joceni Braga dos Santos, coordenadora da Casa das Irmãs e secretária da entidade, conta que a presença de dependentes de drogas torna o local inseguro. Há brigas constantes além da presença de pessoas estranhas, provavelmente envolvidas em criminalidade. Deixam muita sujeira e tornam o local um banheiro à céu aberto. A instituição foi obrigada a fazer uma poda ‘radical’ em várias árvores da espécie Oiti que margeia o muro da sede.

A reportagem do PlantãoNews presenciou uma cena inusitada quando passava em frente a sede da CNBB. Duas irmãs saíram correndo do interior do prédio e seguiram em direção a rua João Dorileo, paralela ao muro. Elas tentavam impedir que um homem com uma moto despejasse galhos de árvore no local, o que é muito comum. Advertido sobre o ato, o homem retornou com os galhos em uma carretinha acoplada à moto.

“Quando ouvimos barulho de carro entrando nesta rua – que na verdade é um beco – nos mobilizamos para impedir que joguem lixo aqui. Há restos de comida, entulhos e até animais mortos” – observa Joceni.

Ela sugere que a Secretaria de Segurança Pública esteja mais presente no local, 'quem sabe até colocando uma viatura com mais frequência ali'. Adverte ainda para a necessidade das secretarias de Saúde, do município e do estado, tomem providências imediatas, assistindo os dependentes químicos que fazem do local suas moradias.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114