Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 30 de dezembro de 2013, 07h56

Detran-MT nomeia agentes, realiza campanhas e atualiza servidores


 O ano de 2013 foi produtivo para o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Já no início de fevereiro foi realizada a distribuição de nove mil kits educativos de bafômetros descartáveis na Campanha Educativa de Carnaval, intitulada “Pare de Folia no Trânsito” - uma parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Governo do Estado por meio da Casa Civil. A iniciativa focou em questões que envolvem a Nova Lei Seca e os elevados índices de acidente envolvendo bebida no trânsito.

Em relação ao quadro de servidores, 64 agentes de trânsito foram nomeados em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (SAD-MT), número que atendeu a demanda da capital e do interior. Os profissionais assumiram atribuições de média complexidade. São examinadores, fiscalizadores, assistentes de trânsito e vistoriadores de veículos.

Junto ao setor de Estatística do órgão, o Renaest, o Detran-MT realizou por duas vezes em 2013 pesquisa sobre qualidade de atendimento ao público, com intuito de avaliar os serviços prestados. O levantamento foi aplicado nos setores de Habilitação e de Veículos, onde há mais circulação de pessoas. A iniciativa possibilitou um diagnóstico da situação dos departamentos.

Fora isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito promoveu campanhas durante o ano, como a de Volta às Aulas, os programas Rota Cidadã, Motociclista Vivo, DETRAN Educa, Na Pista Certa, além da Semana Nacional de Trânsito com o tema: Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - “Álcool, outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, responsabilidades e escolhas”.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, o Detran-MT qualificou taxistas com 220 horas/aula de Inglês, Espanhol e habilidades específicas. Os mototaxistas contaram com 50 horas/aula, tendo como conteúdo disciplinas relacionadas à ética e cidadania, legislação de trânsito, segurança e saúde, transporte de cargas, entre outras. Os cursos gratuitos foram oferecidos por intermédio dos programas “Transporte na Copa” e “Copa em Ação”.

Os servidores do órgão também receberam capacitação, com as matérias de direção defensiva, legislação, primeiros socorros, meio ambiente e trânsito, cidadania e educação para o trânsito. Outra qualificação foi sobre Previdência Social. Com a volta do expediente em horário integral, os funcionários se beneficiaram da reabertura do “Nosso Restaurante”.

Além destas ações positivas, os municípios de Sorriso e Barra do Garças assinaram, em parceria com o Detran-MT, o convênio de municipalização do trânsito, o que irá garantir o gerenciamento local de autos de infração, aplicação de multas e avaliação de defesa. Com a parceria, o valor das multas geradas a partir de infrações de circulação no trânsito local passará para os municípios.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114