Cuiabá | MT 29/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 23 de janeiro de 2014, 22h30

Ministro da Aviação Civil vistoria obras do Aeroporto Marechal Rondon


 O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, visitou na tarde desta quinta-feira (23.01) as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Durante vistoria ao complexo aeroportuário, o ministro pôde observar o avanço do projeto na recém-construída área de embarque e desembarque, fingers e toda a nova estrutura que estará pronta para receber os visitantes durante a realização das partidas da Copa do Mundo em Cuiabá.

Após assistir à apresentação das fases das obras em execução no aeroporto, realizada por assessores da Infraero local, Franco e comitiva examinaram cada novo setor em construção no complexo.

“Fico muito otimista ao ver a dedicação, e o empenho da construtora e do Governo do Estado para que a obra fique pronta”, disse o ministro, em coletiva. Franco acrescentou ainda que é necessário estabelecer algumas prioridades para que tudo seja entregue antes da vinda dos turistas à capital. Ele frisa que a obra é importante para a Copa, mas essencial para a melhoria dos aeroportos brasileiros.

Já foram executadas as frentes de infraestrutura, demolições, drenagem, fundações, estruturas metálicas, cobertura, pavimentação, instalações hidrossanitárias, reservatórios de água, a primeira etapa do estacionamento, subestação de energia, casa de bombas, instalações de combate a incêndio, e sistemas de ar-condicionado, telecomunicações e eletroeletrônicos. Seguem em andamento as etapas de acabamento, instalação dos equipamentos e conclusão da pavimentação.

Em todo o percurso nas novas instalações, o ministro foi acompanhado pelos secretários Mauricio Guimarães (Secopa) e Carlos Rayel (Secom-MT).

“Compartilhamos da apreensão do ministro e não vamos medir esforços para entregar a obra no prazo estabelecido para que a Infraero possa fazer os testes operacionais e garantir que o aeroporto ofereça uma infraestrutura de qualidade para turistas e mato-grossenses”, garantiu Guimarães.

A conclusão das obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon estão previstas para abril deste ano.

AMPLIAÇÃO E REFORMA

A cada ano desembarcam no aeroporto 2,5 milhões de passageiros. Com a obra, a capacidade dos atendimentos passará a ser mais que o dobro da estimativa anterior, podendo chegar a 5,7 milhões ao ano. Para atender essa demanda, as áreas de embarque e desembarque do complexo terão suas extensões ampliadas, passando dos atuais 5.460 metros quadrados para 13.200 m².

Em novembro de 2011 foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros e no ano passado foi concluída a construção do novo prédio administrativo e a revitalização do pavimento das pistas de pousos e decolagens.

As intervenções no aeroporto estão orçadas em aproximadamente R$ 80 milhões. As obras são tocadas pelo Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114