Cuiabá | MT 29/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 28 de janeiro de 2014, 13h02

AMM e parceiros vão orientar municípios na elaboração de Plano de Desenvolvimento Rural


Representantes dos municípios que integram o programa de apoio à agricultura familiar Voltar a Querer vão participar de 17 a 21 de fevereiro, na Associação Mato-grossense dos Municípios, da oficina de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. A orientação será realizada no Centro de Capacitação da AMM e contará com a participação de representantes dos municípios que integram a primeira etapa do programa, elaborado pela AMM e articulado pela AMM e Sicredi, com a parceria de entidades executoras, como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secitec, Pronatec, Embrapa, Senar, Sedraf, MDA, Mapa, Senar, Empaer, Coopervale, prefeitura, entre outros. A primeira etapa vai contemplar 20 municípios, selecionados devido à vocação para atividade rural e maior demanda por atendimento.

Um dos objetivos do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural é estabelecer diretrizes para o desenvolvimento rural local de forma sustentável e direcionar as ações fomentadas pelos municípios no campo. A iniciativa visa elaborar um diagnóstico da realidade local, com o levantamento dos problemas e carências da área rural, para subsidiar a elaboração do plano de ação para o desenvolvimento do setor.
Além da AMM, vários órgãos estarão envolvidos na orientação aos municípios, como Embrapa, Sicredi, Sedraf, MT-PAR e MDA. Os participantes serão divididos em cinco grupos de quatro municípios, sendo dois técnicos por município, que vão desenvolver as atividades práticas com o apoio dos facilitadores.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que as orientações técnicas vão ajudar os municípios na elaboração de políticas públicas de desenvolvimento rural. “A AMM também trabalha pelo fortalecimento do trabalho no campo, pois a agricultura familiar é a principal atividade desenvolvida por milhares de famílias. Contamos com a parceria com diversos órgãos para repassar aos municípios as informações certas para desenvolver o setor agrícola”, ponderou.

A oficina será coordenada pelo agrônomo, professor universitário e criador da rede de agroindústrias rurais “Sabor Colonial” de Santa Catarina, Gelso Marchioro. Os facilitadores que vão orientar os grupos serão os seguintes: Hudson Saturnino, da AMM; Suzinei Silva Oliveira, da Embrapa; Fábio Lima, do Sicredi; Valquim Felix da Silva, da Sedraf/ MT, Adriana Silva, do MT-PAR, além de engenheiros agrônomos do ministério do Desenvolvimento Agrário. Cada município poderá enviar dois representantes, que deverão levar para a capacitação um notebook por município e informações para subsidiar a elaboração dos planos.

A oficina integra o cronograma de execução do programa Voltar a Querer, que visa desenvolver o cultivo de frutas, legumes e verduras nos 20 municípios eleitos para a primeira etapa. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de cada município se encarregará de selecionar 10 pequenos produtores para desenvolver em suas propriedades um hectare de banana, goiaba, mamão e outras frutíferas ou legumes e verduras associados ou não. Com essa dinâmica haverá ao todo 200 hectares de frutas, legumes ou verduras, distribuídos em várias regiões do estado, servindo de referência e incentivo para o desenvolvimento da atividade no meio rural.

Os municípios onde o programa será executado nesta primeira etapa são os seguintes: Nova Bandeirantes, Castanheira, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Brasnorte, Nova Maringá, Alto Paraguai, Rosário Oeste, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Campo Verde, Tesouro, Guiratinga, Pedra Preta, Itiquira, General Carneiro, Torixoreu, Ponte Branca e Salto do Céu. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114