Cuiabá | MT 25/04/2024
Economia
Sábado, 25 de julho de 2015, 10h44

Instituições financeiras apresentam linhas de créditos


Linhas de crédito alternativas foram apresentadas por instituições financeiras a empresários do estado durante o 1º Workshop de Linhas de Financiamento de Crédito, na quinta-feira (23.07). Realizado pelo Governo do Estado e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), o evento teve como objetivo diluir a demanda concentrada junto ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Segundo o superintendente da Sudeco, Cléber Ávila, as instituições financeiras apresentaram ao empresariado outras linhas de crédito, a exemplo do Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame) e do Programa de Sustentação de Investimentos (PSI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para compra de máquinas e equipamentos, cujos encargos estão próximos aos incidentes nas linhas do FCO, explicou.

Ávila lembra que por Mato Grosso ter uma economia crescente, com grande giro financeiro e alta criação de empregos, o FCO não é o suficiente para atender a demanda existente, já que tem um orçamento anual médio de R$ 6 bilhões, divididos entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, o que resulta em cerca de R$1,5 bilhão para cada estado.

“A classe empresarial tem outros caminhos de financiamento que são muito pouco utilizados. É preciso diminuir a pressão sobre o FCO. Por isso a importância de estarmos aqui junto com o Governo do Estado e as instituições bancárias, para que haja uma aproximação com a classe, um bate-papo onde todos possam tirar dúvidas a respeito das linhas alternativas”, destacou.

Para o secretário-adjunto de agricultura da Sedec, Alexandre Possebom, a grande procura pelo FCO pode ser consequência da falta de conhecimento sobre linhas alternativas disponibilizadas pelas instituições financeiras, as quais podem, inclusive, apresentar taxas de juros menores e condições de pagamento melhores que a do fundo. “Mas é claro que cabe a cada empresário comparar os encargos e prazos de cada linha ofertada”, ponderou.

Durante o workshop o Banco do Brasil (BB), Banco da Amazônia (Basa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco Cooperativa do Brasil (Bancob), Sicredi e a Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) apresentaram seus portfólios.

Criado pelo Comitê Regional das Instituições Financeiras (Criff), o evento também será realizado em Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114