Cuiabá | MT 14/05/2024
Economia
Segunda, 20 de junho de 2016, 21h36

Cenário está mais otimista para a construção, diz CNI


O pessimismo entre os empresários da construção está recuando. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que a expectativa com a atividade econômica aumentou de 40,6 pontos em abril para 44,6 em junho.

Os dados fazem parte da pesquisa Sondagem indústria da construção e foram divulgados nesta segunda-feira (20). Segundo o levantamento, as expectativas de número de empregados também aumentou, passando de 38,4 para 42,3 pontos.

Esse indicador é semelhante a um termômetro, com zero como pessimismo total e 100 como o ápice do otimismo. Quando ele ultrapassa a linha dos 50 pontos indica expectativa de crescimento.

Entre os indicadores de expectativa, os de compra de insumos e de matérias primas e o de novos empreendimentos e serviços também aumentaram. O primeiro saltou de 39,7 pontos para 42,5 e o segundo de 37,7 para 42,1.

Emprego

“O cenário para a indústria da construção tem se tornado menos adverso. Os indicadores de nível de atividade e de número de empregados permanecem abaixo dos 50 pontos, mas se aproximam lentamente dessa linha divisória”, avaliou a entidade na pesquisa.

Segundo a CNI, esse avanço aponta para um cenário mais positivo para os próximos meses, mantendo a trajetória de redução do pessimismo do setor observada desde fevereiro.

Os empresários também parecem estar mais interessados em investir. Após três meses de estabilidade, o indicador de intenção de investimento aumentou 3,7 pontos na passagem de maio para junho – a primeira alta depois de três meses de estabilidade.

Atividade

O indicador que avalia a evolução do nível de atividade bateu, em maio, em 40,1 pontos. Em janeiro, esse termômetro estava em 33,6 pontos. Na sondagem sobre a utilização da capacidade de operação, que é quanto da fábrica está em funcionamento, os dados são positivos.

Embora o indicador esteja 12 pontos abaixo da média para junho, apresentou crescimento de dois pontos em comparação com maio, subindo de 54% para 56%. Isso significa que as empresas estão aumentando o ritmo de produção.

A pesquisa foi feita com 577 empresas, sendo 183 pequenas, 260 médias e 134 grandes. Os dados foram coletados entre 1 e 13 de junho. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114