Cuiabá | MT 26/04/2024
Economia
Terça, 28 de junho de 2016, 17h22

Medidas econômicas abrem espaço para queda de juros, afirma presidente do BC


O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou que com as medidas que o governo em exercício têm tomado, pode-se abrir espaço para uma “redução responsável” da taxa básica de juros (Selic).

A fala dele ocorreu, nesta terça-feira (28), antes da apresentação do Relatório Trimestral de Inflação, documento mais importante do BC e que traz avaliações e projeções para a economia do País.

Segundo ele, os ajustes na economia, o controle dos gastos e outras medidas para a atividade econômica podem levar a essa redução da taxa básica.

“Estamos no início das condições de ajuste na economia, que tem todo potencial, se aprovadas, de aumentar a confiança e de queda do risco Brasil”, avaliou.

Ele ainda ponderou que as medidas de recuperação da economia vão além das propostas de reorganização das contas públicas, que são essenciais para o trabalho do BC no controle da inflação.

Melhora das projeções

“Eu não coloco apenas as medidas fiscais (como determinantes para cenário de redução de inflação)”, observou. “Coloco medidas fiscais, econômicas, melhora da confiança, da percepção da dinâmica da dívida. Melhora de percepção de crescimento da economia. Uma melhora geral pode fazer as projeções melhorarem”, argumentou.

Segundo o presidente do BC, há uma coerência da equipe econômica para que a economia saia da recessão. “Todo mundo está trabalhando nessa direção e não acredito nessa hipótese de o BC ficar sozinho de novo (sem ajuda do Ministério da Fazenda)”, observou.

O presidente do BC ainda lembrou que já é possível alguns indicadores de melhora das expectativas em relação ao futuro e frisou que está se criando as condições para reduzir as taxas de juros.

“Todos nós esperamos que as condições apareçam para a flexibilização monetária (redução dos juros)”, afirmou. “Acredito que todo mundo está acreditando que isso tem de ser feito de forma responsável. Aqui tem um consenso de que tem de ter as condições necessárias”, argumentou.

Importância da Selic

Os juros básicos são importantes para a economia por ser uma referência para investimentos. É considerado a menor taxa de retorno, ou seja, quando um empresário decide tirar um projeto do papel, ele avalia se o lucro do projeto é maior ou menor que essa taxa básica.

Se o retorno for menor, ele não tira o projeto do papel e aplica o dinheiro em papéis do Tesouro Nacional, que pagam juros próximos desse valor definido pelo BC, ou em outras aplicações financeiras.

Crédito para o consumidor

Esses juros básicos também têm influência direta sobre o quanto um consumidor paga por empréstimos e financiamentos. Quando o BC altera o valor dessa taxa, também altera o custo dos bancos para captar recursos, dinheiro que será emprestado.

Se o custo do banco sobe, o empréstimo também fica mais caro para o consumidor. Se a taxa baixa, esse custo também baixa. Os juros básicos ainda tem uma importância grande porque ajudam a controlar a inflação. Quando o BC sobe a Selic, significa que ele está atuando para levar os preços para baixo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114