Cuiabá | MT 26/04/2024
Economia
Sexta, 09 de dezembro de 2016, 09h05

Governo realiza seminário sobre indicadores de facilitação do comércio, em Brasília


A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços realiza, até sexta-feira (9), em Brasília, o Seminário sobre Indicadores de Facilitação de Comércio (TIF, na sigla em inglês).

Organizado em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o evento busca criar um espaço de diálogo entre agentes do governo e do setor privado que atuam em operações de comércio exterior.

No encontro, serão apresentados os resultados preliminares obtidos em estudo realizado a partir de dados coletados pela Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior (Procomex), grupo formado por setores público e privado que trabalham pela modernização da Alfândega no Brasil.

Análise

Na abertura do seminário, na manhã desta quinta (8), o diretor do Departamento de Competitividade no Comércio Exterior do MDIC, Flávio Scorza, destacou a importância de se analisar o desempenho brasileiro em facilitação de comércio.

“Os indicadores dão um diagnóstico geral da situação do Brasil em relação a esse tema e permitem comparar nossa situação em relação a outras economias. Além disso, é possível ter boa ideia do impacto da implementação de medidas de facilitação de comércio para nossa economia e para os fluxos de comércio exterior no Brasil”, disse.

A analista da OCDE, Edvokia Moise, referência mundial em Indicadores de Facilitação de Comércio, destacou em sua fala os principais desafios para o Brasil para aprimorar a eficiência administrativa e aduaneira relacionadas às operações de comércio exterior.

Segundo Moise, é preciso melhorar a cooperação das agências de fronteiras brasileiras e suas congêneres nos países vizinhos e compreender as diferentes percepções aferidas entre governo e o setor privado nas áreas de harmonização de documentos e governo e imparcialidade.

Treinamentos

Nesta sexta-feira (9), serão realizados treinamentos sobre a ferramenta de modelagem dos indicadores produzidos pela OCDE e sobre a construção dos Indicadores de Facilitação de Comércio.

Além de representantes do MDIC, da Embaixada britânica e da OCDE, estiveram presentes no encontro representantes do IBAMA, Suframa, Receita Federal e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114