Cuiabá | MT 28/04/2024
Economia
Terça, 18 de fevereiro de 2014, 15h02

Senai-MT abre ciclo de palestras para orientar empresas sobre versão 2015 da ISO 9001


 Em 2015, entrará em vigor a nova versão da NBR ISO 9001. Essa mudança pode criar impacto nas estruturas de gestão das instituições já certificadas, e para que essa transição seja feita de maneira tranquila, o Serviço Nacional Industrial (Senai-MT) deu início ao primeiro Ciclo de Palestras 2014 do Programa Mato-grossense da Qualidade (Quali-MT), com o intuito de orientar as empresas para essa transição. O evento foi realizado no dia 14/02, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de

Mato Grosso (Sistema Fiemt), com a participação de representantes de indústrias e de entidades público-privadas.
Com o tema ‘Perspectiva da Nova Versão da ISO 9001’, o consultor Wilson Silia Júnior explanou sobre a certificação e as principais alterações que podem constar na nova versão a partir do próximo ano. Esta é a quarta vez que a ISO é revisada, a última revisão ocorreu em 2008. Segundo o palestrante, a ISO 9001:2015, que ainda não está pronta para ser publicada, se torna mais genérica, com aplicações em todos os tipos de organizações, das indústrias às entidades privadas.

Essa alteração é comemorada pela analista judiciária Beatriz Scaff, que é responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade do Tribunal de Justiça de Mato Gross (TJ-MT). “São mudanças significativas que vêm para melhorar. A ISO 9001:2008 tem alguns pontos mais voltados para a indústria, e com esta revisão ela deixa de ser tão específica, podendo ser aplicada a muitos setores, como o de serviços”.

Porém, o consultor alerta que as mudanças nos sistemas de gestão e de qualidade das empresas só poderão ser feitas a partir da publicação da norma, prevista para setembro de 2015. Até lá, as empresas já devem começar a se preparar para mudanças que ocorrerão. “Geralmente, quando a norma é revisada, as instituições têm um prazo de até três anos para se adequarem”, afirmou Wilson Silia. Ele lembra ainda que as empresas que buscam a certificação em 2014 seguirão o mesmo padrão da ISO 9001:2008.

Durante o evento, o Quali-MT, programa de consultorias e treinamentos oferecido pelo Senai-MT com foco nos critérios da qualidade do Modelo de Excelência e Gestão MEG e alinhado com os requisitos da norma NBR ISO 9001, foi apresentado ao público pelo consultor de gestão empresarial da instituição, Fernando da Silva Fernandes. Segundo ele, desde a criação do programa, em 2007, cerca de 400 organizações já foram atendidas. “Atuamos como ferramenta indutora do desenvolvimento da cultura da qualidade, competitividade, inovação e sustentabilidade junto às empresas do Estado”.

Uma dessas entidades que implantou o Quali-MT foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MT). Desde 2012, a instituição vem buscando o aperfeiçoamento e a qualidade de gestão seguindo os padrões do programa. Busca que já deu resultados positivos, pois em 2013, o Senac/MT conquistou o prêmio Quali-MT na categoria Bronze, que representa aquelas entidades que iniciaram o processo de excelência. “O Quali- MT tem nos ajudado no processo de treinamento e visão de processo. Estamos conseguindo aliar teoria e prática”, afirmou a diretora regional do Senac-MT, Gilsane Tomaz.

Atualmente, Mato Grosso possui cerca de 100 empresas certificadas pela norma ISO 9001. De acordo com a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, a instituição, como fomentadora do crescimento e competitividade da indústria, se sente no compromisso de proporcionar aos gestores da qualidade condições de transição para as novas regras, assim como, a busca da excelência e da melhoria contínua. “O Quali-MT tem demonstrado que é possível, sim, ter uma gestão de resultados, basta que exista interesse em aprender e vontade de colocar em prática”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114