Cuiabá | MT 16/05/2024
Economia
Quinta, 06 de março de 2014, 09h09

Nível de reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste sobe pela primeira vez


 A falta de chuvas neste Verão fez com que o nível dos reservatórios das hidrelétricas caíssem no principal sistema do Brasil, o Sudeste/Centro-Oeste, que é responsável por cerca de 70% da capacidade de geração de energia elétrica do país. Nesta semana houve a primeira elevação em 37 dias, na segunda-feira o nível era de 34,6% e na terça-feira subiu para 34,7%. Isso não acontecia desde o dia 26 de janeiro, quando também foi observada uma alta de 0,1% nos reservatórios dessas regiões. Porém, hoje o índice já voltou para 34,6%.

Segundo os meteorologistas da Somar, a passagem de uma frente fria pelo Sudeste é a responsável por essa alta. De acordo com dados da ONS (Operador Nacional do Sistema), a pior situação do Sudeste/Centro-Oeste é no rio Paranaíba, na região de Itumbiara-GO, onde a capacidade de armazenamento está em 16,23%. A boa notícia é que essa frente fria continua estacionada na altura do Rio de Janeiro e organiza a umidade vinda da Amazônia, portanto a expectativa é de chuva forte até o dia 9 de março no Paranaíba, que será a bacia mais beneficiada pelas precipitações.

Nos próximos cinco dias, as chuvas ficam mais intensas entre São Paulo, Minas Gerais, sul de Goiás e de Mato Grosso. Os maiores acumulados serão registrados entre o sul mineiro e o oeste goiano, nestas áreas o volume de água poderá chegar aos 130mm até domingo. Depois disso, a previsão indica chuvas ainda frequentes, mas com acumulados abaixo da média para o período.

Esse período de 37 dias em baixa nos reservatórios é o mais longo para um início de ano desde 1996. Até mesmo em 2001, quando o país passou por racionamento, o nível melhorou nos primeiros meses do ano, saindo de 28,52% em dezembro de 2000, para 31,41% em 31 de janeiro de 2001, e chegou a 33,45% no final de fevereiro. A queda em 2014 chega a 8,6%, pois no dia 1° de janeiro deste ano a capacidade do sistema Sudeste/Centro-Oeste era de 43,3%.

A situação do abastecimento de energia elétrica no Brasil só não está pior, pois o Governo Federal está produzindo mais pelas usinas termelétricas, que fazem a queima de combustíveis. O climatologista da Somar, Paulo Etchichury, explica que seria importante a continuidade dessas chuvas para repor a condição hídrica do solo e abastecer os lençóis freáticos da região, o que não ocorrerá até o fim do mês.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114