Cuiabá | MT 29/04/2024
Economia
Quinta, 20 de março de 2014, 16h35

Empresas do Mato Grosso iniciam a emissão de NFC-e


 Empresas do setor varejista do Mato Grosso já estão emitindo as primeiras Notas Fiscais do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Mesmo com o prazo da obrigatoriedade no Estado sendo prorrogado para 1º de julho de 2014, a adesão já é grande. Segundo a Vinco – empresa brasileira especializada na integração, tratamento e geração de documentos fiscais eletrônicos – que desenvolveu a tecnologia do emissor gratuito de NFC-e, no primeiro mês do lançamento, ocorreram cerca de 300 downloads do software e já foram geradas mais de 500 NFC-es em produção com validade jurídica. Em teste em vários estados e já em operação no AM, MT e RS, acredita-se que o projeto NFC-e será adotado em todo o país até o final de 2016.

Entre as 4 primeiras empresas que adotaram o emissor gratuito de NFC-e no Mato Grosso está a New Fashion, empresa especializada no setor de vestuário. De acordo com a proprietária do estabelecimento, Patrícia Olímpio Ferreira, “A adoção da NFC-e através do emissor gratuito facilitou nosso cotidiano porque tornou as compras mais rápidas. Antes o cliente que optasse pelo pagamento com cartão de crédito precisava nos informar o número do CPF, caso não tivesse cadastro na loja. Agora não é mais preciso. Além disso, o consumidor também espera menos pela emissão da nota, que está menor”.

Como funciona?

Seguindo as novas exigências fiscais, as empresas do Estado de Mato Grosso estarão obrigadas a emitir a NFC-e em substituição ao cupom fiscal a partir de 1º de julho de 2014, exceto os microempreendedores individuais (MEI). A não emissão da NFC-e prevê multas e sanções legais às empresas. Muitos empresários já estão se antecipando ao uso da NFC-e, já que o projeto gera economia para os varejistas, pois não há a necessidade de aquisição e lacração de impressoras fiscais, uma vez que a NFC-e pode ser impressa em qualquer impressora laser, térmica ou jato de tinta cuja impressão tenha largura mínima de 6 centímetros.

Uma das principais mudanças com a NFC-e é a facilidade de se consultar a nota pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) que pode ser feita através de computadores, smartphones ou tablets.

“É uma grande satisfação saber que esse projeto está tendo tamanha adesão e que somos parte desse processo todo. Com certeza, o emissor gratuito de NFC-e está ajudando comerciantes e consumidores do Mato Grosso e vai ajudar o restante do país em breve”, afirma o diretor comercial da Vinco, Leandro Felizali.

Sobre a Vinco

Fundada em 1997, a Vinco é especializada no fornecimento de soluções tecnológicas para escritórios de contabilidade e empresas de informática. NF-e, CT-e, NFC-e, NFS-e, MDF-e e SPED são alguns de seus produtos que já estão implantados em centenas de software houses e milhares de pontos em todo o Brasil. Mais informações em www.vinco.com.br.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114