Cuiabá | MT 28/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 21 de fevereiro de 2023, 14h09

Cientistas divulgam nova descoberta sobre buracos negros


Imagem ilustrativa

Pesquisadores da Universidade do Havaí descobriram que os buracos negros são fonte da energia escura, responsável pela expansão do Universo. Os cientistas divulgaram a pesquisa em duas partes: a primeira foi publicada em 2 de fevereiro, e a segunda, na semana passada, no periódico Astrophysical Journal.

Os cientistas estudaram diversos buracos negros localizados no centro de várias galáxias. “A energia escura é produzida durante a morte de estrelas”, explicou o astrônomo Duncan Farrah, principal autor do estudo.

Como os buracos negros ganham massa

São duas formas: acúmulo de gás espacial e fusão com outros fenômenos iguais. “Isso pode revolucionar toda a cosmologia, porque, finalmente, obtivemos uma solução para a origem da energia escura que tem confundido astrônomos e físicos por mais de 20 anos”, afirmou o cientista Chris Pearson, coautor do estudo.

Recentemente, os astrônomos compararam massas de buracos negros em galáxias jovens, onde as estrelas estão em formação, com massas de buracos em galáxias onde não nascem mais estrelas. Nas jovens, os buracos crescem até engolir astros próximos e outros materiais, mas as mais antigas não absorvem mais.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114